Claudia Higuchi lança o ebook “Homestudio Gastrofoto”, nesta terça-feira (29/03)
29 de março de 2022O maior festival gastronômico do mundo “Brasil Sabor”, acontecerá em Maio
31 de março de 2022O período mais crítico da pandemia marcou a vida das pessoas de formas distintas, e cada indivíduo utilizou mecanismos diferentes para superar os desafios impostos pela Covid-19.
A artista amazonense Anne Bolena, se mudou para a Alemanha através de um programa de intercâmbio em 2020, algumas semanas antes do primeiro lockdown, e além de viver a transformadora experiência de viver uma nova cultura, também teve que criar alternativas para se adaptar à realidade pandêmica e acalmar a sua alma.
Bolena, passou a desenvolver novos trabalhos artísticos em sua nova rotina, até que decidiu desenvolver um portfólio para a Faculdade de Artes de Berlim – Kunsthochschule Weißensee, onde foi aprovada e passou a estudar no curso de Artes Livres e Escultura.
A multidisciplinaridade da artista, que trabalha com diferentes mídias e escalas, ganhou notoriedade, e sua habilidade na criação de miniaturas e “outros mundos” através da animação, tem rendido excelentes frutos.
“Trabalho com combinação de performances e animação. Desenvolvo curtas de animação em Stop Motion, que foi a forma que encontrei de dar vida às minhas esculturas. Aliada ao meu fascínio pelo vídeo e pela escultura, também sou apaixonada por fotografia. Foi um período de grandes descobertas diante desta da desafiadora experiência de estar tão longe, vivendo outra cultura e o período pandêmico”, afirma Anne Bolena.
Bolena está de férias em Manaus, e com a proximidade de seu retorno a Berlim, foi convidada pela consagrada artista Rosa dos Anjos para expor em sua Galeria Etnia Amazônia, na quinta-feira (01 de abril), às 19h. Essa será sua primeira exposição individual apresentada em três mídias: fotografia, escultura e vídeo.
A exposição abordará como conceito principal, o jogo de escalas de tamanho, o pequeno e o grande, além de trazer uma visão mais intimista sobre seu trabalho, como em um diário aberto ao público.
“É um momento importante para mim. Esta é a primeira vez que volto para Manaus desde que a pandemia começou, e fazer a minha primeira exposição aqui é muito importante, pois minha origem foi essencial para o desenvolvimento desses trabalhos, que são apenas fragmentos do portifólio que montei para entrar nessa universidade”, explica a artista.
“Gosto muito de trabalhar com parcerias. Nessa exposição, contei com a ajuda de um artista amazonense que também mora em Berlim e estuda na mesma universidade que eu, Luan Caja. Para mim é sempre fascinante perceber a importância da troca de perspectivas para a criação de algo e a troca com esse artista, trouxe resultados muito importantes no meu processo de criação”, finaliza Bolena.
Curiosidade sobre a artista
Anne Bolena tem 26 anos. Com 23 deixou o último ano da Faculdade de Direito para trabalhar na Alemanha e depois conseguiu ingressar na Faculdade de Artes de Berlim – Kunsthochschule Weißensee, onde mora há dois anos. Sua primeira exposição coletiva foi em 2018 com o grupo Doces, em Manaus. Bolena que escreve roteiros e dirige curtas metragens de animação, também trabalha com fotografia, performance artística, ilustração e com diversos artistas em projetos de organização de eventos.
Serviço:
O que: Exposição da Artista Anne Bolena
Quando: 01 de abril, às 19h.
Onde: Galeria Etnia Amazônia, localizada na Rua Tapajós, 19
Quanto: Gratuito