Arena Planeta Boi inicia vendas de ingressos em lote promocional
8 de abril de 2022Jaque Santtos lança o pop solar “Bom Dia”
11 de abril de 2022Este ano o Concurso Comida di Buteco, vai acontecer de forma presencial, a partir do dia 08.04 a 01.05, e 14 botecos estarão participando com deliciosos petiscos. O tema deste ano é “Livre” e a missão é “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa. E para continuar com a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de cada vez mais butecos, os petiscos participantes de 2022, terão um preço fixo de R$ 27,00, em todo o Brasil.
O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois 30% dos botecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas no período 2020 e 2021. Mas o Comida di Buteco continua firme no seu propósito e buscou mais participantes para fazer parte do concurso e valorizar estes pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade: serão quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos.
Origem
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o melhor buteco do brasil. Ele é o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição: 480 butecos participantes; 400.000 votos; 2500.000 petiscos vendidos; 4.500 empregos diretos gerados; 4 milhões de pessoas impactadas nos butecos e 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.
Sua mecânica
É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Temos vencedores e 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.
Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de julho.
Este ano o Concurso conta com o patrocínio de: Santander, Santander e a Gastronomia, Piraquê, Bohemia, Seara/Rezende/ Incrível, Mc Cain, Chandon, Heinz e Reserva 51.
De acordo com um dos sócios do Comida di Buteco, Filipe Pereira, “Os butequeiros de Manaus podem encontrar muita alegria, muita expectativa, todo mundo está muito feliz de poder volyar com o Comida di Buteco presencial, nós organizadores e os butecos participantes. Então as pessoas vão encontrar este sentimento do reencontro das famílias dos butecos com o público e claro muita criatividade, muita motivação, está todo mundo pronto e muito animado para receber o público de Manaus”, salienta Filipe.
Conheça os restaurantes e seus petiscos
1. Bambu, com o prato: Tirinhas de Pernil à Milanesa, localizado – Rua Carlos Lecor, 1015 – antiga rua 25, Cj. Castelo Branco, P.10;
2. Bar Rigudos, com o prato: Porco a Passarinho, localizado – Rua Portugal, 6 – Conjunto Eldorado, P.10;
3. Boteco Caranguejo.com, com o prato: Tulipa de Frango ao Molho de Mel, localizado – Rua Rio Madeira 529, sobre loja, Adrianópolis;
4. Botteco Videokê, com o prato: Sanduíche do Buracão, localizado – Rua Zuma Azevedo, S/N, Conj. Castelo Branco, P.10;
5. Boteco Parque 10, com o prato: Linguicinha 10, localizado – Rua Professor Rosa de Almeida, 86, P.10;
6. Canta comigo Karaokê, com o prato: Égua do Petisco, localizado – Rua Loris Cordovil, 5, Alvorada;
7. Ei Psiu Beer Drinks, com o prato: Bolinho de Psiu Amazônico, localizado – Rua Walter Rayol, 207, Centro;
8. El Parador Tikuna, com o prato: Piqueo de Atum com Patacón, localizado – Rua São Luís Beltrão, 149 – esquina com Djalma Batista, Chapada;
9. Espetus da Manu, com o prato: Éninho Crocante de Almôndegas do BBCO, localizado – Av. Margarita, 174, Centro Comercial Margarita, Nova Cidade;
10. Flutuante Tupinamba, com o prato: Pirarucu Oriental, localizado – Av. do Expedicionário, S/N, Acesso pela Marina do Davi, Ponta Negra;
11. Jápeto bar e restaurante, com o prato: Costela dos Titãs, localizado – Rua Ferreira Pena, 50, Centro;
12. Monique Bar, com o prato: Surpresa Regional, localizado – Rua Matheus Freire, 1, Conj. Eldorado, P.10;
13. Quiosque Beer, com o prato: Épirá-Cará, localizado – Av. Bartolomeu B. da Silva, 5 – B, Dom Pedro;
14. Varanda’s Rio Negro, com o prato: Escondidinho de Camarão do Varandas, localizado – Rua Sagrado Coração de Jesus, 955, São Raimundo.
Santander e Gastronomia
Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.