PRISCILA FANTIN E BRUNO LOPES APRESENTAM “PRECISAMOS FALAR DE AMOR SEM DIZER EU TE AMO” EM MANAUS
15 de maio de 2022Inpa promove Workshop sobre técnicas para proteção da ictiofauna em usina hidrelétrica
16 de maio de 2022Municípios do interior recebem a programação gratuita do 24º Festival Amazonas de Ópera a partir desta segunda-feira (16/05), com as apresentações da ópera “Onheama”, de João Guilherme Ripper. São Sebastião do Uatumã (distante 246 quilômetros de Manaus) é a primeira cidade a receber o espetáculo de marionetes.
Caapiranga, Novo Airão e Urucurituba também vão conhecer a história do jovem guerreiro indígena Iporangaba, que recebe uma missão de resgatar Guaraci, o sol, engolido pela onça Xivi. Ao todo, artistas e técnicos vão percorrer cerca de 1.566 quilômetros neste tour do FAO pelo interior do Amazonas.
A história, inspirada no fenômeno do eclipse solar, é uma ópera adaptada para o teatro de marionetes. Nessa aventura, Iporangaba conta com a ajuda do Boto-Cor-de-Rosa e da Iara, seres encantados da mitologia amazônica.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa conta com o apoio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto para levar a programação para as crianças do interior do Amazonas.
“É uma felicidade para nós levar a cultura da ópera para o interior. É uma determinação do governador Wilson Lima e um empenho nosso de estar cada vez mais presente nos nossos municípios, assim como fizemos em anos anteriores”, comenta Marcos Apolo Muniz, secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa. “Além de gerar renda, o Festival Amazonas de Ópera estimula a busca de novos gêneros da nossa rica cultura”.
Instituições – Além dos municípios do interior, as entidades beneficentes Instituto Filippo Smaldone, Casa Vhida, além do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio recebem os artistas da companhia O Pequeno Teatro do Mundo, responsável pela produção do espetáculo infantojuvenil. Uma escola estadual de tempo integral também vai receber a programação.
Depois de percorrer o interior do Amazonas, “Onheama” encerra o roteiro com uma segunda exibição gratuita no Teatro Amazonas, no dia 29 de maio, às 11h.
Ópera para todos – De acordo com a diretora de “Onheama”, Fabiana Barbosa, a ópera foi pensada para ser levada a todos os lugares, desde o Teatro Amazonas até as regiões ribeirinhas do estado.
“Este enredo parte de um lugar de identificação cultural, que as pessoas já se reconhecem, e essa história é contada através da linguagem da ópera”, afirma a diretora. “O encontro dessas linguagens é muito rico, e estamos com uma ansiedade para levar também para o interior”.
Festival – O FAO iniciou no dia 29 de abril e segue até 31 de maio, na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.
Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento. A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior. As estreias das óperas vão ser transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.
O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da AADC. O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.
Bradesco e cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país.
São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.
PROGRAMAÇÃO
Interior
São Sebastião do Uatumã (a 246 quilômetros de Manaus)
Data: Hoje (16/05), às 16h – Local: Escola Estadual Fernando Ramos de Miranda
Novo Airão (a 194 quilômetros de Manaus)
Data: Quinta-feira (19/05), às 17h – Local: Quadra Raimundo Nonato Teixeira
Urucurituba (a 208 quilômetros de Manaus)
Data: Dia 24 de maio, às 17h – Local: Quadra Manoel Grana
Caapiranga (a 135 quilômetros de Manaus)
Data: Dia 27 de maio, às 17h – Local: Praça do Cais Waldomiro Moraes de Castro
Entidades
Instituto Filippo Smaldone –Data: Dia 23 de maio, às 17h – Público interno
Casa Vhida – Data: Dia 26 de maio, às 15h – Público interno
Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio – Data: Dia 31 de maio, às 15h – Público interno
FOTOS: Antonio Lima/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa