‘Baile das Med’ 2022 será comandado por Gloria Groove e DJ GBR
31 de maio de 2022Edital: inscrições abertas ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2022
31 de maio de 2022A websérie ‘Vida de ator’ é um projeto que aborda os bastidores do ofício do ator, produzido em 12 episódios para as plataformas digitais, sendo idealizado e apresentado pelo ator Diogo Ramon. O projeto foca em três dimensões de abordagem do universo do segmento artístico teatral: a contextualização histórica, a formação técnica e subjetiva e a produção de conteúdo estético e de recepção online. Trata-se de um trabalho que se concentra na produção e distribuição de vídeos com conteúdos sobre o ofício do ator, embasado sob as curiosidades que cercam essa profissão.
Entre tantas curiosidades, a websérie foca em quatro pontos específicos: a pedagogia do ator (Como se forma um ator? Como se estuda para ser ator? etc.); o processo criativo de artistas da cena (Como se cria um personagem? Como é feita uma boa atuação? Como está a cena na contemporaneidade? etc.); as leis que envolvem e representam estes profissionais (O que é o DRT (registro profissional)? Como está regulamentada a profissão no Brasil? etc.); e a exposição de possibilidades de formação neste ramo artístico (Onde posso me formar em teatro? Quais os cursos e níveis de estudos em teatro no estado e no país? etc.).
Para a realização deste projeto, foram produzidos diversos vídeos para diferentes redes sociais e plataformas digitais. No YouTube estão estreando a cada final de semana os 12 episódios formativos e informativos, com média de 5 a 10 minutos. E já no TikTok e no Instagram (Plataforma REELS) serão disponibilizados aos poucos, cerca de 24 vídeos cênicos que retratam de forma cômica as realidades do ofício artístico de atores e atrizes. A série apresenta um conteúdo artístico e formativo acerca dos caminhos profissionais, éticos, estéticos, técnicos e subjetivos que comportam o fazer artístico dos atores e atrizes no Amazonas, no Brasil e no mundo.
A proposta do projeto é que cada registro produzido para o YouTube, foque em uma temática exclusiva, recebendo um caráter formativo, mas contando também com um formato dinâmico e compacto. A proposta do apresentador é de levar o conteúdo ao público de forma leve e com uma linguagem acessível, abordando temáticas que interessem tanto aos iniciantes quanto aos que já praticam há algum tempo a arte cênica; mantendo uma proposta livre e intimista, visando deste modo, alcançar um público maior e diversificado. Nesta mesma dimensão estará sustentado o argumento criativo dos vídeos produzidos para a rede social TikTok, que serão de caráter cênico, e servirão de link e convite para os vídeos do YouTube. Estes vídeos curtos, seguirão a proposta artística de humor e dinamismo, dialogando com o formato comunicativo próprio das ferramentas que subsidiam o TikTok.
O trabalho artístico está sendo realizado no decorrer do mês de maio com lançamentos de conteúdos semanais durante os finais de semana, no entanto a produção do projeto já vem ocorrendo desde o ano passado. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas atividades como: roteiragem dos vídeos; a criação, produção, filmagem, edição e finalização; e a divulgação e disponibilização destes registros formativos, dinâmicos e também humorísticos. Todas essas competências foram e estão sendo desempenhadas pelo próprio idealizador da proposta, o artista Diogo Ramon.
Diogo Ramon é o apresentador da série no caráter formativo, bem como aparece como ator nos vídeos cênicos que estão sendo finalizados. O artista também é quem criou os roteiros cênicos e expositivos dos conteúdos e temáticas a serem abordados em cada episódio, bem como editou e finalizou o material de acordo com as demandas de formato e qualidade que cada plataforma e rede social exige.
O artista mantém relações com o campo do fazer teatral desde 2011, atuando em produções cênicas (2011-2021) e dirigindo espetáculos (2015-2021), bem como no campo formativo, realizando projetos significativos como as “Oficinas de Atuação e Improvisação teatral” (2017-2022), o “Projeto sociocultural de Artes no Bairro Cidade Nova” (2013-2018), a participação no “Projeto Arte e Comunidade” (2015-2016) e a passagem por escolas públicas e particulares com o projeto “Artes Cênicas na Escola” (2017-2018). O artista chegou a ganhar o prêmio de Diretor Destaque Nacional por conta da direção da websérie Endemia (2020) no Festival Nacional de Audiovisual Cawcine do Rio de Janeiro. Diogo Ramon é mestre em Artes da Cena pela Universidade Federal de Goiás e é graduado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas. O artista também apresenta boa relação com as redes sociais e plataformas digitais, no que se refere ao compartilhamento de conhecimentos e apresentação de trabalhos profissionais como pode ser visto em seu canal do YouTube e nas redes Instagram, TikTok, Facebook e Twitter.
Tanto é que desde 2020, o artista vem tentando dar andamento ao sonho antigo de criar uma rotina de produção de conteúdo na internet. Ramon afirma “Eu tenho YouTube desde 2014. Criei para compartilhar minhas apresentações na noite, quando eu cantava em botecos e pequenos eventos. Mas sempre pensei em compartilhar um bom conteúdo no Youtube, e quem sabe me tornar um youtuber. A luta do artista é assim. Não podemos jogar só numa alternativa, temos que tentar várias, acredito eu. Uma pelo menos tem que dá certo”.
Todos os episódios podem ser acessados no canal do artista Diogo Ramon no YouTube (www.youtube.com/diogoramonoficial), com estreias de novos episódios sempre às 18h das sextas, sábados e domingos. No último final de semana, além do lançamento dos três últimos vídeos da temporada, também ocorrerá uma live apresentada por Ramon, às 19h (horário de Manaus), transmitida por meio do Instagram (@diogoramon_) do artista (www.instagram.com/diogoramon_). Durante a live, o artista tirará dúvidas sobre os conteúdos abordados na série e dará novas dicas para quem se interessa em ingressar na carreira.
O projeto da websérie ‘Vida de Ator’ foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021, portanto conta com apoio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo – ManausCulT da Prefeitura de Manaus. Em questões técnicas, o projeto recebeu auxílio da Doutor (DR) Criações e Companhia, produtora artística do idealizador e realizador da proposta.