Principal cartão postal de Manaus, Teatro Amazonas, completa 126 anos neste sábado (31/12)
31 de dezembro de 2022Mandato de Roberto Cidade é marcado pela eficiência na atuação parlamentar e pela condução do legislativo estadual
31 de dezembro de 2022Inaugurando uma nova forma de produção musical nas toadas do Festival de Parintins, o maestro Sidney Rezende, falecido em abril deste ano, promoveu uma verdadeira reviravolta musical. Foram várias as contribuições do artista mineiro, entre elas a introdução de inversões de acordes, e o uso do violão de base e dedilhado.
Conhecido como “Sidão” em Parintins, onde viveu há mais de três décadas, desembarcou na Ilha sem conhecer os Bois, mas gradualmente foi imergindo na cultura local. Primeiramente, iniciou tocando toadas com o ex-apresentador do Garantido, Paulinho Faria e logo em seguida participou na formação do regional Vermelho e Branco.
A primeira composição foi feita em parceria com Fred Góes, seu amigo, com o título “No brilho da lua”, gravada em 1991. Inserindo novos elementos técnicos, o maestro seguiu trabalhando em novas composições. Posteriormente, na canção ‘Andirá’, o Sidney confessou o fascínio pela música parintinense, fazendo em parceria com Emerson Maia, responsável por incluir novos versos nesta produção.
Rigoroso nos projetos musicais, o artista contava com produções artísticas inéditas, entre elas a composição “Vida Gerando Vida” que aborda a importância das abelhas nos biomas e Segredo do Rio, feita em parceria com Fred Góes e o saudoso poeta Thiago de Mello.
Homenagem ao Sidney Rezende
O Manauara Shopping homenageou o artista no último dia 24 de dezembro, exibindo um programa especial no YouTube. O programa traz 14 clipes das canções gravadas no Buritizal do shopping em 2021. Além, de um bate-papo entre Fred Góes e Simão Assayag, relembrando a carreira do grande amigo.
A conversa teve a mediação de Edmundo Oran, item oficial do Caprichoso e pode ser assistida no link: https://www.youtube.com/@manauarashop .
O Natal Manauara, projeto musical desenvolvido exclusivamente para o Manauara Shopping, foi o último trabalho dirigido pelo maestro Sidney Rezende. A iniciativa teve como objetivo valorizar a cultura local recriando as tradicionais canções natalinas nacionais e internacionais em ritmo de toadas.
“Foram grandes as contribuições que o maestro deixou para a cultura local, entre elas está o projeto Natal Manauara. A iniciativa é um grande presente de final de ano para as famílias amazonenses. Além de retomar este belíssimo trabalho, engrandece a genialidade musical do Sidney”, disse Isa Lucena, gerente de marketing do Manauara Shopping e idealizadora do projeto.
Sobre o Manauara Shopping
Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. Além disso, o “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.
Com 47 mil m² de ABL, possui 234 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 10 lojas âncoras, conta com uma ampla oferta de lazer com salas de cinema UCI, o Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com 600 lugares.
O Manauara Shopping possui o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes. Além disso, está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.
Sobre a Aliansce Sonae Shopping Centers
A Aliansce Sonae é a líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país. A companhia está presente nas cinco regiões brasileiras. Ainda assim, tem um portfólio de 38 shoppings, com participação em 27 empreendimentos e a administração de 11 shoppings de terceiros.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.