Programação de Natal no Largo de São Sebastião encerra nesta sexta-feira (06/01)
4 de janeiro de 2023Kamélia chega a Manaus e abre oficialmente o Carnaval 2023 neste sábado, 7/1
4 de janeiro de 2023A ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Steffi Lemke, esteve em visita a Unidades de Conservação do Amazonas, no Mosaico do Baixo Rio Negro, nesta terça (03/01). Primordialmente, a visita foi para conhecer os trabalhos de sustentabilidade do Governo do Amazonas e pelo Governo Federal, junto às comunidades tradicionais em áreas protegidas.
A visita da ministra ocorreu dois dias após o anúncio do repasse de €35 milhões do Governo da Alemanha para o Fundo Amazônia. Surpreendentemente, o repasse, realizado pelo presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, na posse do presidente Lula, em Brasília.
O Mosaico do Baixo Rio Negro é composto, oficialmente, por 11 Unidades de Conservação, sendo três delas federais, sete estaduais e uma municipal. Desse modo, a ministra conheceu o Parque Nacional de Anavilhanas, sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ ICMBio (@icmbio).
A comitiva foi formada por Lemke, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e membros da equipe ministerial e da Embaixada da Alemanha no Brasil. Na ocasião conheceram os trabalhos das equipes do ICMBio e do Governo do Estado. Ela também participou de uma reunião com comunitários representantes do Mosaico, para discutir possibilidades de investimentos.
“Estou muito alegre com essa experiência. Sei que existem ligações estreitas e um contato de longa data entre a Alemanha e o Brasil, mas sabemos que a prática é um pouco diferente, por isso ver as situações concretas foram tão fundamentais”, disse a ministra, ao final da visita.
A secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, destacou a importância da liderança internacional do Amazonas nessa agenda.
“Estamos muito honrados em termos recebido, logo na primeira agenda oficial de 2023, o presidente da Alemanha e a ministra Steffi Lemke. Isso ressalta a importância do nosso Estado nessa agenda global. Nossa expectativa é estreitar ainda mais nossas relações e levar esses benefícios concretos para o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades em áreas protegidas”, destacou.
Agenda alemã no Amazonas
Após participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Alemanha veio ao Amazonas para conhecer as ações e os projetos ambientais desenvolvidos com apoio do governo alemão.
Na segunda-feira (02/01), encontrou o governador Wilson Lima, em sua primeira agenda oficial do segundo mandato. Além disso, visitou o Teatro Amazonas, onde conversaram sobre os frutos dos investimentos alemães no combate ao desmatamento e incentivo à produção rural sustentável no estado.
Pela tarde, o presidente visitou o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A princípio para conhecer os esforços e as metodologias aplicadas para combate aos crimes ambientais. Além disso, resultados alcançados por meio da cooperação, os desafios de gestão e as expectativas com a retomada do Fundo Amazônia.
FOTOS: Jamile Alves/Sema
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.