Reitor da UFAM recebe lideranças indígenas
17 de janeiro de 2023I Jornada Interinstitucional de Tradução e Interpretação de Libras acontecerá nos dias 25 e 26/01
17 de janeiro de 2023Divulgado na última semana, o vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade Estadual do Amazonas/ UEA consagrou a conquista de centenas de estudantes da rede estadual de ensino aprovados e admitidos ao Ensino Superior. Em Manaus, duas unidades de ensino, tornaram-se destaques e contabilizam, juntas, mais de 40 aprovações no Sistema Ingresso Seriado (SIS) e Macro.
Na zona norte, a Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela, que integra a Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE-7), garantiu 21 ingressos ao Ensino Superior, três deles no curso de Medicina.
Na zona centro-oeste, a Escola Estadual de Tempo Integral Petrônio Portela é a segunda unidade de ensino que mais aprovou candidatos ao Ensino Superior. Foram 20 jovens que, a partir do 08 de maio, iniciarão uma nova etapa na vida escolar, agora no Ensino Superior, nos cursos de Engenharia Civil, Turismo, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Produção Pesqueira, Meteorologia, Administração, Licenciatura em Matemática, Química e Geografia.
A estudante Mayara Pantoja, de 18 anos, está entre os 1,1 mil estudantes da rede estadual aprovados no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas da UEA 2023 (@ueaoficial). A jovem irá fazer o curso de Turismo e contou, entusiasmada, como a unidade de ensino dela contribuiu para a aprovação.
“A escola proporcionou uma ampla preparação para a gente, trouxe vários professores de cursinho, e os professores do Petrônio Portela são excelentes, agregam bastante conhecimento em nossas vidas.”, explica Mayara.
Inspiração
Aos 17 anos, o estudante Jhon Henrique da Silva, também egresso da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Petrônio Portela, foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática e comentou que sempre sonhou em lecionar e se inspirou nos professores dele na hora de decidir qual curso iria escolher.
“Eu sempre tive afinidade com números e, há muito tempo, penso em me tornar professor, porque gosto muito de ensinar, e graças aos professores daqui, da escola, que me inspiraram, percebo que esse é o início de uma trajetória muito importante”, finalizou o estudante.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.