Prefeitura de Manaus lança edital de apoio a bandas, blocos e festas de ruas carnavalescas
18 de janeiro de 2023Confira os Editais Culturais que estão abertos no Amazonas e no Pará
19 de janeiro de 202317 de janeiro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) comemora 114 anos e para celebrar a data, a Instituição lançou o selo comemorativo referente aos 114 anos. A marca foi desenvolvida para apresentar o foco da Ufam à visibilidade indígena e à formação de nível superior que vem acontecendo nos últimos anos entre diversas etnias no Amazonas.
Para o reitor, professor Sylvio Puga, a Ufam vem construindo um trabalho de vanguarda junto a comunidades indígenas durante esses 114 anos.
“A trajetória da Ufam é marcada pela permanente inserção no contexto das dinâmicas sociais, econômicas e políticas do Estado e da Região Amazônica. Celebramos nos 114 anos uma Universidade mais inclusiva, com as Licenciaturas Indígenas, que pretendemos avançar ainda mais, ensinando e , principalmente, aprendendo com o saber tradicional”.
SELO
A iniciativa é da Assessoria de Comunicação da Ufam e segundo a designer, a servidora Luana Bitencourt, a ideia é utilizar o selo ao longo de 2023 nos materiais temporários e páginas virtuais.
“As formas e cores foram inspiradas nos grafismos indígenas presentes nas cestarias e pinturas dos povos amazônicos. A forma que os grafismos estão colocados passa a ideia de continuidade, de um legado que foi iniciado e que permanecerá como uma área de impacto da Instituição, que valoriza os povos, saberes e cultura amazônicos”, enfatizou.
A servidora lembrou também que nos documentos permanentes a identidade visual da Ufam deve permanecer inalterada.
“O selo é comercial e além dos logos, estão disponíveis assinatura de email. Para solicitar, as pró-reitorias, órgãos suplementares e unidades acadêmicas devem mandar solicitação por meio do email design.ascomufam@gmail.com .No caso dos diplomas, ofícios e demais documentos o brasão da Ufam permanece sendo utilizado”, finalizou.
Acesse a apresentação da logo AQUI
UFAM- Estrutura
Constituída atualmente por 18 unidades de ensino, entre institutos e faculdades, sua estrutura incorporou de início a Faculdade de Direito, remanescente da Universidade de Manáos, e as faculdades de Ciências Econômicas e de Filosofia, Ciências e Letras, unidades isoladas de ensino superior, criadas e mantidas pelo Estado. A essa estrutura juntou-se também, por doação do desembargador André Vidal de Araújo, o patrimônio da Escola de Serviço Social de Manaus. Já no final dos anos 1990 outra unidade de ensino superior incorporou-se à estrutura da Ufam – a Escola de Enfermagem de Manaus, anteriormente mantida pela Fundação Sesp, do Ministério da Saúde.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.