Karen Francis lança ‘Cardume’: single inspirado em sonoridades de Cabo Verde e Brasil
23 de janeiro de 2023Universidades da Amazônia convocam voluntários da comunidade acadêmica para participar de ajuda humanitária ao povo Yanomami
23 de janeiro de 2023Incentivar o processo criativo de espetáculos e a interação entre movimento corpóreo e instrumentos são algumas das propostas da oficina de “Performance e Improvisação em Espetáculos de Dança”, com violinista e DJ Ká Seixas, que acontece nesta quarta-feira (25/01), a partir das 18h, no Teatro Américo Alvarez, na Rua Ramos Ferreira, 1512, Centro. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link na bio do Instagram da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).
A oficina faz parte da segunda edição do projeto “Angelim Vermelho”, idealizado por Francis Baiardi. Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a temporada levou ao público uma programação que incluiu lives, apresentações artísticas e espetáculos de dança voltados para questões ambientais.
Nesta edição, destaque para oficina com a violinista DJ Ká Seixas, que irá abordar diferentes aspectos aplicados, tecnicamente e musicalmente, no espetáculo da dança que leva o nome do projeto.
“Levar o que faço em palco, para dentro da oficina vai ser bem interessante. Serão abordados, aspectos sobre improvisação, performance em palco, leitura de movimentos corpóreos, como promover a conversa entre instrumento e corpo e muito mais”, disse violinista.
DJ Ká Seixas adianta que processo criativo para utilização de instrumentos nos espetáculos, também, será contemplado na oficina.
“Vou mostrar qual o tipo de material pode ser utilizado para manipulação sonora que, além dos pedais, existe uma infinidade de formas de promover o diálogo entre os sons e uma bailarina em palco”, finaliza.
A oficina tem duração de 2h30 e está aberta a instrumentistas com nível intermediário ou avançado. Os instrumentos de uso do participante podem ser levados à oficina.
Sobre a Secretaria
Levar a cultura a todos os cidadãos amazonenses é o grande foco da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O órgão foi criado em 1997, com a missão de planejar, elaborar, executar e acompanhar políticas culturais e artísticas, assim como a defesa e preservação do patrimônio cultural, na capital e no interior do Amazonas.A Secretaria de Cultura tem como objetivos principais valorizar, formatar e difundir as manifestações culturais e artísticas da região, oferecendo mecanismos e meios para os agentes, produtores e artistas de modo geral.Entre os grandes eventos executados pela SEC no Estado estão: Festival Amazonas de Ópera (FAO), Carnaval, Carnaboi, Festival Folclórico do Amazonas e Concerto de Natal.
Foto: Divulgação/Sec
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre política, inovação, tecnologia, educação, sociedade, meio, sustentabilidades, economia, técnicas e linguagens artísticas.