Fábio Rabin apresenta ‘Muita Treta’ no Teatro Manauara, neste domingo
2 de abril de 2023MAG realiza a missa tradicional que antecede o início da temporada dos Currais
3 de abril de 2023O programa “Amazone-se” estreou neste domingo na Rádio Rios, 95,7 FM, das 14h às 15h, como sinônimo de sucesso. Será um espaço para divulgação da cultura regional do Norte do Amazonas com lendas urbanas, curiosidades dos festivais, especialistas e música regional. Na estreia deste domingo (02/04), os convidados foram o historiador Ygor Cavalcante e a antropóloga Daniela Gato.
A criação e produção é fruto do sonho de Ana Clarissa Cavalcante, Relações Públicas amazonense e com vasta experiência e conhecimento da cena cultural local, cases e resultados comprovados na área, é quem também vai comandar o programa semanal.
O desejo de ter um programa para contar essas histórias foi guardado durante anos, até que aflorou durante a pandemia e cresceu timidamente pelas redes sociais. A criadora do ‘Amazone-se’ conta que até chegou a apresentar o projeto em algumas rádios locais, mas o espaço não veio.
“Sempre apostei no rádio porque acredito que ele aflora e enriquece a imaginação e não teria como falar de mitos, lendas e da grandiosidade do que temos sem o uso do imaginário, então esse projeto foi pensado desde o início para o rádio e aguardei a oportunidade chegar”, explica.
Os anos de experiência no Festival de Parintins, na cobertura fotográfica ou em grandes campanhas como a da Cerveja Brahma, feita especialmente para celebrar os bumbás, ampliaram seu conhecimento. Sua jornada cultural inclui também a gestão de conteúdo do grupo Encontro dos Povos, em Manaus, e a idealização e produção do Fest Live, um mini festival on-line.
Toda a dedicação e envolvimento com o segmento rendeu a ela o convite para a assessoria do levantador de toadas Patrick Araújo, e também da sinhazinha da fazenda do boi Caprichoso, Valentina Cid, com quem desempenhou ações inéditas como clipes individuais de bastidores do item do boi azulado.
A trajetória de sucesso e conhecimento do universo dos festivais e as constantes viagens a trabalho, permitiram uma visão mais ampla e estratégica da grandiosidade da cultura existente nos municípios do Amazonas e deram a Ana Clarissa o empurrão necessário para criar um programa que estreia oficialmente no primeiro domingo de abril, com transmissão para todo o estado.
“O ‘Amazone-se’ chega para divulgar e mostrar que as festas do interior precisam do fomento da cultura para girar ainda mais a economia, temos o grandioso Festival de Parintins, mas quero abrir para outros e mostrar o que o Norte tem muito mais, para se ter ideia são mais de 40 bois, vamos dar visibilidade a eles!”, ressaltou a criadora, produtora e apresentadora da atração, referindo-se à pesquisa realizada pelo projeto ‘Hoje tem festa de boi’, a qual identifica a existência de mais de 120 bumbás em 23 municípios do Amazonas.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.