Saúde do trabalhador é foco de evento online nesta quarta (12/04)
12 de abril de 2023Em reunião com ministra do Turismo, presidente do Caprichoso exalta força do folclore e talento dos artistas de Parintins
12 de abril de 2023A Capital Federal (DF) dançou ao som das toadas do Boi Garantido, no lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins, na noite desta terça-feira (11).
O espetáculo folclórico realizado na Casa da Coca Cola Brasil foi comandado por Israel Paulain, o apresentador do Garantido e contou com a performance dos itens oficiais, com momentos marcantes, como o discurso de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga.
“Só existe transformação com sonhos, na vida e na arte. Só existe vida plena com sabedoria entre as partes. Nos ensinam, a natureza e os povos ancestrais. A ciência, irmanada aos saberes tradicionais. A nossa esperança é teimosa, é guerreira e tem a força da Amazônia. Que hoje ecoam as vozes do povo vermelho” bradou Isabelle.
Entre autoridades presentes, estavam o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o presidente do INCRA, João Pedro, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A ministra mostrou empolgação com a apresentação do boi e até respondeu à pergunta tradicional da torcida vermelha e branca: “mas quem é Garantido levanta o braço?”. Sônia acertou na resposta: “Eu sou, eu sou”, cantou a ministra.
No evento o governador Wilson Lima apresentou os pilares da edição do festival deste ano: cultura, turismo e sustentabilidade.
“Está todo mundo convidado para o Festival Folclórico de Parintins. Vai acontecer nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. É uma experiência única, a gente tem como bases a cultura, mas também a questão da sustentabilidade e a geração de emprego e renda. Aproveitem a noite, nós temos também um pouco da nossa culinária, do nosso tacacá, das nossas frutas que são típicas da Amazônia, como a pupunha, o tucumã, o rambutã”, destacou Wilson Lima
Também estiveram presentes no lançamento a primeira-dama Taiana Lima; o vice-governador Tadeu de Souza e esposa Jade Amorim, secretários de Estado e políticos.
Parceria
O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, reforçou a importância dos investimentos da empresa, presente no Amazonas há mais de 30 anos, para fortalecer a cultura amazônica e o desenvolvimento regional.
“O Festival Folclórico de Parintins tem um papel estratégico para o estado e, principalmente, para as pessoas. Temos um enorme respeito pela região e por tudo o que oferece para o país e para o mundo. É por isso que patrocinamos oficialmente o evento há 27 anos. São recursos que impactam no aumento de postos de trabalho e na distribuição de renda. Iniciativas como essa que a Coca-Cola Brasil apoia o desenvolvimento sustentável do estado”, destacou.
O presidente do Garantido, Antônio Andrade, chefiou a delegação encarnada até a capital federal.
Fotos: Daniel Brandão
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.