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13 de abril de 2023A Fecomércio AM, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), divulga o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor do Comércio Varejista de Manaus para o Dia dos Namorados. A pesquisa entrevistou 417 pessoas, em diferentes zonas da cidade, no período entre 01 e 08 de março.
A pesquisa revela quantos consumidores pretendem ir às compras, quanto esperam gastar, qual a forma de pagamento que será utilizada, quais produtos pretendem adquirir e onde pretendem comprá-los. Neste ano, 75% dos entrevistados sinalizaram que pretendem ir às compras.
Dos que pretendem presentear a pessoa amada, os presentes mais citados na intenção de compras dos consumidores são: perfumes/cosméticos (19%), calçados (17%), vestuário (16%), bolsas e acessórios (15%), smartphone (9%), cesta/chocolates (7%), viagens e passeios (6%), flores/buquê (5%), almoço/jantar (3%) e joias/relógios (3%).
Quando perguntados sobre qual presente gostariam de ganhar, as respostas foram: perfumes/cosméticos (18%), vestuário (16%), calçados (15%), smartphone (14%), bolsas e acessórios (11%), viagens e passeios (8%), cesta/chocolates (6%), flores/buquê (5%), lingerie (3%), almoço/jantar (2%) e joias/relógios (2%).
A pesquisa mostra que quase 80% dos que pretendem ir às compras, irão garantir os presentes do Dia dos Namorados no comércio local em lojas físicas, com preferência para os shoppings centers (29%), seguido de lojas no centro da cidade (24%), lojas de rua/bairro (19%), lojas de departamento (15%) e galeria popular (13%).
Dos entrevistados que irão às compras, 21% responderam que preferem as compras online para garantir os presentes. Sites/lojas virtuais se destacam com 50% das pretensões de locais on-line para realizar as compras. Em seguida, aparecem Instagram (45%) e WhatsApp (5%).
Pretensão de gastos e forma de pagamento: Dia dos Namorados
O preço dos produtos, com 18% das respostas, é o principal fator que influencia na decisão de compra do consumidor, seguido por qualidade do produto (16%), localização da loja (15%), promoções e descontos (14%), entre outros. A faixa de preço preferencial do consumidor está entre R$ 101,00 a R$ 200,00, com 32% das respostas. Em segundo lugar, o consumidor está disposto a pagar entre R$ 81,00 a R$ 100,00 (31%), seguido pela faixa entre R$ 201,00 a R$ 300,00 (17%), até R$ 80,00 (17%), e apenas 3% pretendem gastar acima de R$ 400,00.
Sobre como pretendem pagar, os consumidores preferem parcelar no cartão de crédito, com 62% das respostas. Em seguida aparece o pagamento à vista (dinheiro/pix), com 16% da preferência, seguido por crediário/carnê e cartão da própria loja (13%) e cartão de crédito à vista (9%).
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