Professor João Cruz lança livro infantojuvenil, na Livraria Leitura, no dia 1.º de maio
27 de abril de 2023Tierry leva sucessos da sofrência para o Podium da Arena da Amazônia
27 de abril de 2023Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), além de atrair visitantes para pesca esportiva, também oferece aos visitantes encantamentos por suas belezas naturais e festejos culturais. Nesta série de reportagens, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), destaca as principais informações que você precisa saber para visitar o destino, que integra o mapa do turismo brasileiro.
Quem chega a Barcelos, o maior município em extensão territorial do Amazonas e segundo do país, logo percebe em sua orla, a construção de uma igreja católica, que chama a atenção por estar na parte mais alta da cidade. Saltam aos olhos, também, o colorido dos barcos regionais de pesca e a beleza exuberante de duas ilhas: a Praia Grande e a Ilha do Governador, que fazem parte do arquipélago fluvial de Mariuá.
Denominada como “alma do barcelense”, a Praia Grande pode ser aproveitada de setembro a março, quando suas areias brancas se destacam por quase toda extensão da cidade. Após março, a extensão da praia vai diminuindo conforme a subida dos rios.
Para aproveitar a Praia Grande é simples. A travessia é feita por voadeiras, localmente conhecidas como Uber Fluvial, que custam, em média R$ 5, o trecho, e o trajeto dura em torno de 15 minutos. O local dispõe de barracas com bebidas e comidas regionais, que podem ser degustadas na beira da água geladinha do rio Negro.
Luais, festejos da cidade e shows também fazem parte da rotina de quem aproveita Barcelos. A dica extra é aproveitar o belo pôr do sol na praia, observando a cidade do outro lado.
Festival de Peixe Ornamental
Acompanhar o Festival de Peixe Ornamental é uma ótima opção para conhecer Barcelos. A disputa entre Acará-disco, que traz as cores preta e amarela, e o Cardinal, com as cores vermelha e azul, acontece nos meses de janeiro, no Centro Cultural Esportivo Mariuá, também conhecido como ‘Piabódromo’.
A disputa entre os peixes ornamentais se destaca culturalmente, com muita dança, música e alegorias. A cultura amazônica exaltando a figura do piabeiro, que busca os peixes ornamentais durante seu dia a dia. Durante o festival, a programação da cidade é voltada para a disputa do Acará-disco e Cardinal, e conta com eventos esportivos, shows e muitas outras atrações na cidade.
Pesca esportiva
O que não pode faltar em Barcelos são turistas de diversos lugares, principalmente da região Sudeste do Brasil e americanos, interessados na pesca esportiva da região. Pensando nisso, os empreendimentos locais também oferecem a opção de barcos-hotéis e pacotes personalizados, como da Marreco pesca esportiva (@marreco.pesca.esportiva), que também oferece opção de acomodação em um barco com estrutura voltada para pesca, o Floating Lodge.
Para conhecer as belezas de Barcelos, o acesso pode ser fluvial ou aéreo, saindo de Manaus. A Azul Linhas aéreas oferece voo em aviões modelo caravan para a cidade, todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Se a opção for realizar um passeio mais regional, o acesso fluvial pode ser a opção. Com duas modalidades fluviais, típicas da região, o barco recreio, que leva em média 30 horas para chegar ao destino, e a lancha expresso, que leva em torno de 12 horas. Ambas com saída do porto do São Raimundo, em Manaus.
FOTOS: Janailton Falcão e Tácio Melo/Amazonastur
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba tudo sobre a região amazônica!