Festival de Parintins: Amazonastur faz ação integrada em estabelecimentos turísticos
29 de abril de 2023Sucesso do Blog Azul, Cervejada vai agitar torcedores do Caprichoso em maio
29 de abril de 2023Fruto de uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) em parceria com o Instituto Vivo, a audiodescrição passou a fazer parte de espetáculos e apresentações do Teatro Amazonas, a partir do 18º Festival Amazonas de Ópera, em 2009. A experiência foi a porta de entrada para outros eventos de grande porte, como o Festival de Parintins e o Festival de Cinema.
Segundo a audiodescritora, Laila Lopes, a rotina e a programação da cultura passaram a ter um olhar mais abrangente, principalmente para incluir as pessoas com deficiência nesse quadro cultural. O recurso da audiodescrição proporciona o acesso à informação a diferentes públicos, seja pessoas com deficiência visual, como também a pessoas com deficiência intelectual e com dislexia.
“A Biblioteca Braille já existia, mas foi somente depois do contato com a audiodescrição, de maneira mais abrangente, que conseguiram implantar dentro da secretaria, um setor específico com a preocupação em promover acessibilidade para pessoas com deficiência nos grandes eventos”, conta Laila.
Além do Teatro Amazonas, diversos centros culturais são adaptados para receber pessoas com deficiência, como o Museu Casa Eduardo Ribeiro, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Centro Cultural Palácio da Justiça e Usina Chaminé. De acordo com o secretário Marcos Apolo Muniz, o principal objetivo é dar condições de acesso aos espaços e atividades artísticas e culturais.
“O Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência desenvolve programas de inclusão, de formação e preparação artística e técnica, além de oferecer serviços de acesso a bens culturais materiais e imateriais. É muito importante que todos tenham a oportunidade de consumir cultura e arte, sem barreiras físicas ou comunicacionais”, conclui o titular da pasta.
Mais informações sobre o recurso de audiodescrição da secretaria de Cultura: (92) 3232-3556 e no Email: inclusao.cultura@cultura.am.gov.br
FOTOS: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.