McDonald’s lança Big Tasty Bacon Barbecue. Você já provou?
15 de maio de 2023Feijuca da Alegria, em Parintins contará com shows de Belo, Márcia Novo, Mikael e 40° de Amor
17 de maio de 2023Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são uma tendência crescente na indústria do turismo. E a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que já adotou melhorias relacionadas à implementação de meios digitais e ações de inovação, de sustentabilidade, acessibilidade, entre outras, está concorrendo ao Selo DTI do Ministério do Turismo (MTur). O pedido de credenciamento foi assinado pelo prefeito David Almeida, na tarde de quinta-feira, 11/5.
Dentre os 105 requisitos estabelecidos pelo Ministério do Turismo, a gestão municipal implementou estratégias pontuais de gestão avançada quanto aos recursos destinados, de forma eficiente a ações de qualificação turística da cidade, como explicou o prefeito de Manaus, David Almeida.
“Estamos trabalhando para posicionar a cidade de Manaus como o melhor destino turístico do Norte do país, proporcionando experiências imersivas em torno da cultura, gastronomia, sustentabilidade, patrimônios históricos e equipamentos turísticos como, por exemplo, a casa de praia Zezinho Corrêa e o Museu da Cidade de Manaus, que é dotado de tecnologia e acessibilidade, onde o turista pode desfrutar de vivências integrativas e acessíveis”, disse David Almeida.
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, comentou que a Diretoria de Turismo implementou ações que contemplam os nove eixos do plano tático do Selo DTI.
“Planejamos ações voltadas para promoção e divulgação do destino em todo o território brasileiro, e adotamos ferramentas estratégicas para orientar a Política Pública Municipal de Turismo, evitando aplicação de recursos em projetos sem efeito prático no desenvolvimento da atividade turística na cidade”, disse.
No Brasil, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.
Selo DTI
A Estratégia Destinos Turísticos Inteligente (DTI) é um modelo que surgiu na Espanha em 2012 pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A.M.P. – Segittur.
Considerando as diferenças entre os países, o Brasil realizou uma adaptação para a sua realidade gerando um projeto-piloto intitulado “Modelo DTI Brasil”, que culminou na elaboração e publicação de um referencial técnico, denominado Manual Metodológico Modelo DTI Brasil, baseado em 105 requisitos e nove eixos temáticos, sendo quatro a mais do que os pré-existentes na metodologia espanhola, além de testagem do modelo em dez municípios brasileiros, até o momento únicos destinos certificados pelo Ministério do Turismo como “Destinos Turísticos Inteligentes em Transformação”.
Dos objetivos da Estratégia pode-se destacar a elaboração do diagnóstico geral do destino, o Plano de Transformação e contando com a participação de entes públicos e privados, além do terceiro setor auxiliar os destinos a se organizarem de forma estruturada, gerenciando de maneira inovadora o uso de tecnologias adequadas para facilitar o alcance de parâmetros internacionais em quesitos como acessibilidade, segurança, sustentabilidade, entre outros, a fim de aumentarem a sua competitividade turística e fortalecerem seus processos relacionados à transformação digital.
Serão selecionados mediante o cumprimento do edital nº 01/2023, dez destinos brasileiros, os quais terão à sua disposição uma consultoria que irá realizar, com a participação de representantes designados pelo destino, o diagnóstico integral e o auxiliará na construção do seu plano de ações (Plano de Transformação) e a criação de um Sistema de Gestão para os destinos selecionados.
Programas, projetos e ações
A Manauscult (@manauscult), por meio da Diretoria de Turismo, está desenvolvendo programas, projetos e ações, para potencialização do setor turístico na cidade, com o objetivo de gerar uma cadeia de negócios, movimentando diferentes setores e iniciativas envolvidas com o turismo, tais como a hotelaria, gastronomia, bem como tecnologias voltadas ao setor do turismo.
Fotos – Dhyeizo Lemos, João Viana e Marcely Gomes / Arquivo Semcom
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.