Secretaria de Cultura e Economia Criativa recebe a presidência da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil
18 de maio de 2023‘Verni.Z’: Galeria do Largo apresenta mostra de arte da nova geração
18 de maio de 2023A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) reuniu, nesta quarta-feira (17/05), no Cineteatro Guarany, os profissionais da cultura, para discutir sobre as demandas relacionadas aos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG). Participaram das reuniões, os representantes da Música, pela manhã, e do Carnaval, Folclore e Arte Popular, na parte da tarde.
Segundo o conselheiro de Cultura do segmento musical, Everaldo Barbosa, essa é a fase final para a publicação dos editais, sendo esse um momento para os artistas tirarem suas dúvidas sobre o tema.
“Nessa nova rodada de reuniões, serão apresentados os resultados das propostas feitas nas primeiras reuniões setoriais”, afirma Everaldo, que define essa fase como um processo produtivo para a cultura.
Com o decreto de regulamentação lançado, os recursos da LPG irão beneficiar os trabalhadores do setor cultural, como uma ação emergencial de fortalecimento das classes artísticas em vulnerabilidade nesse período pós-Pandemia. Para o compositor Marquinhos Negritude, essa iniciativa é fundamental para a democratização da arte.
“Durante a Pandemia eu tive muita dificuldade, já compus diversos sambas-enredo campeões do Carnaval mas hoje ninguém me reconhece. E assim como eu, conheço muita gente passando pelo mesmo. Para democratizar a arte é preciso dar abertura para esse público que muitas vezes é invisível”, ressalta Marquinhos.
O presidente da Quadrilha Diversidade “Keroeclose”, Douglas Araújo, participou da reunião e enfatizou como algumas de suas demandas, a importância da inclusão de grupos do folclore.
“Assim como a “Keroeclose”, muitas outras quadrilhas têm dificuldades de conseguir recursos para apresentações. Espero que as verbas sejam devidamente distribuídas e todos sejam contemplados através dessa Lei”, conclui Douglas.
Próximas reuniões
18/05 – das 10h às 12h – Artes Visuais, Artesanato, Livro, Leitura, Literatura e HQs
18/05 – das 14h às 16h – Equipamentos Culturais, Produtores e Áreas Técnicas
19/05 – das 10h às 12h – Povo Negro
19/05 – das 14h às 16h – Hip-Hop
19/05 – das 18h às 20h – Comunidade LGBTQIAPN+
20/05 – das 10h às 12H – Povos Indígenas
20/05 – das 14h às 16h – Patrimônio Cultural e Pesquisa
Sobre a Secretaria
Levar a cultura a todos os cidadãos amazonenses é o grande foco da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O órgão foi criado em 1997, com a missão de planejar, elaborar, executar e acompanhar políticas culturais e artísticas, assim como a defesa e preservação do patrimônio cultural, na capital e no interior do Amazonas.
A Secretaria de Cultura tem como objetivos principais valorizar, formatar e difundir as manifestações culturais e artísticas da região, oferecendo mecanismos e meios para os agentes, produtores e artistas de modo geral.
Entre os grandes eventos executados pela SEC no Estado estão: Festival Amazonas de Ópera (FAO), Carnaval, Carnaboi, Festival Folclórico do Amazonas e Concerto de Natal.
Fotos: Marcio James (Economia de Cultura e Economia Criativa)
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.