Semana Mundial do Brincar: Parque Rio Negro recebe programação infantil aberta ao público
28 de maio de 2023Tour “Cabaré” foi sucesso em Manaus
28 de maio de 2023O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio/ FEI (@fei.oficial), realiza em parceria com prefeitura de Nhamundá, através da Semtuc, a I Feira do Artesanato Indígena Hixkaryana. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de maio, das 14h às 22h, na rua Tiradentes, em Nhamundá.
Contando com 20 artesãos locais e aberta ao público, a feira tem o objetivo de valorizar cada vez mais a cultura e a história dos povos indígenas Hixkaryanas de Nhamundá e incentivar o empreendedorismo entre as comunidades originárias do Estado.
O técnico da FEI, Ricardo Peiguete, ressalta a importância da arte e obra Hixkaryana e da preservação da cultura deste povo.
“Os Hixkaryanas têm uma arte plumária rica e isso está presente na maioria das peças vendidas na Feira, queremos que o público consuma uma arte originária verdadeira”, afirmou Peiguete.
O diretor-presidente Sinésio Trovão acredita que esta será uma oportunidade perfeita para os artesãos promoverem seu trabalho.
“Os nossos artesãos encontram em nossas feiras o seu sustento e ao mesmo tempo conseguem promover seus trabalhos, são obras únicas e tradicionais dos povos indígenas”, pontuou Trovão
Fundação Estadual do Índio – FEI
Sua finalidade é formular, coordenar e executar as políticas públicas indigenistas de etnodesenvolvimento sustentável. Além disso, a preservação dos valores étnicos, culturais e históricos no estado do Amazonas.
A FEI executa alguns projetos como o Centro do Empreendedor Indígena Yandê Muraki. Dessa forma, vários empreendedores indígenas possuem seu stand para a fabricação e comercialização de produtos artesanais. Além disso, outro projeto da fundação é a participação no Festival Folclórico de Parintins (distante 372 quilômetros de Manaus), através da Feira de Artesanato e Produtos indígenas naquele município.
FOTOS: Divulgação /FEI
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.