Tour “Cabaré” foi sucesso em Manaus
28 de maio de 2023Região Norte teve o melhor desempenho do setor imobiliário do País
29 de maio de 2023É uma conquista extraordinária ver a cineasta mauesense Cristiane Garcia (@garciacrisbr) deixando sua marca indelével no cenário nacional da direção de videoclipes. Sua nomeação como finalista é relevante por ser a única representante feminina na categoria de Melhor Direção de Videoclipe Norte e Nordeste no Prêmio Profissionais da Música 2023. Certamente, um destaque da importância da presença das mulheres no mundo do audiovisual.
Com os videoclipes “Tempo de Tucandeira” e “Kananciuê”, a cineasta mauesense demonstra sua habilidade em contar histórias visualmente cativantes e envolventes. Decerto, elevando a toada do boi-bumbá a um novo patamar de excelência artística.
A indicação coloca Maués no mapa como um novo celeiro de talento criativo e um momento importante com a possibilidade de abrir portas para uma maior diversidade e representatividade dentro da indústria.
“É um momento histórico que inspira não apenas as mulheres de Maués, mas todas as pessoas do Amazonas que sonham em seguir uma carreira na área audiovisual” diz Cristiane.
Os videoclipes foram produzidos em 2021 pela produtora amazonense Olha Já Filmes, como parte do projeto “Desafio das Cores”. Idealizado por Lucilene Castro e Márcia Siqueira foi uma iniciativa contemplado no edital “Conexões Culturais 2019”. Assim, além de Cristiane Garcia, Márcia Siqueira concorre como Melhor Cantora do Norte, e Lucilene Castro concorre com o videoclipe “Kananciuê”, como Melhor Videoclipe do Norte.
A presença das três artistas na solenidade de premiação é significativa. Além disso, representa o talento, a criatividade e o trabalho artístico das mulheres do Amazonas, tanto na música quanto no audiovisual. É uma oportunidade de divulgar a toada de boi-bumbá além das fronteiras do estado e fortalecer a presença feminina nos setores em que concorrem.
A cerimônia de premiação acontece em Brasília, de 1º a 4 de junho, retornando em formato presencial após a pandemia. Além disso, neste ano, o evento homenageará a cantora Lia de Itamaracá e o cantor Renato Matos.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.