Festival de Parintins: Governo do AM divulga lista das pessoas com deficiência que terão direito ao Espaço Acessível
31 de maio de 2023Amazonas Green Jazz Festival realiza mais de 20 shows com artistas nacionais e internacionais
1 de junho de 2023O Cineclube de Arte realizará um programa duplo, que reúne dois documentários brasileiros: “O Reflexo do Lago” de Fernando Segtowick e “Sobradinho” de Cláudio Marques e Marília Hughes, que serão exibidos respectivamente nos dias 3 e 10 de junho de 2023, às 18h30, no Cineteatro Guarany, localizado na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro.
A programação dupla de temática similar recebeu o nome de “Após o dilúvio”, já que, em meio ao premente debate sobre alternativas sustentáveis (e de menor custo econômico) às matrizes energéticas tradicionais, as duas obras, de difusão ainda restrita, resgatam a pauta de como o ser humano, com suas próprias necessidades, pode impactar negativamente o meio-ambiente.
“Reflexos do Lago”
O filme “Reflexos do Lago” registra o cotidiano das pessoas que moram perto de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, na Amazônia. À sombra desse projeto ambientalmente destrutivo, vivem com recursos escassos, sem eletricidade ou infraestrutura, sendo um retrato das contradições sociais e do descaso ambiental que o país enfrenta. O documentário, de 2020, possui 72 minutos de duração, classificação livre, exibido no dia 3.
‘Sobradinho’
Já em ‘Sobradinho’, que se passa nos anos 1970, construiu-se uma barragem e uma usina hidrelétrica na cidade que dá nome ao filme. O governo da época, comandado pelo regime militar, achou que aquele seria o local ideal para aquelas construções,porque não haveria grande resistência dos moradores. Assim, transferiu-se 73 mil pessoas, sendo assim uma das maiores migrações forçadas da história do Brasil. O documentário dura 70 minutos, é livre para todos os públicos e exibido no dia 10 de junho.
“Este tipo de iniciativa é muito importante por conta do intercâmbio cultural que traz. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham acesso gratuito a filmes que estão sendo produzidos de forma independente em todo o país”, explica Thiago Morais, Produtor Audiovisual que está envolvido na difusão dos filmes.
O Cineclube de Arte é um projeto do Governo do Amazonas, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam). A iniciativa dos documentários visa à valorização da cultura amazônica. Além disso, atrair um público maior aos espaços culturais e trazer essa aproximação a este meio artístico.
Fotos: Divulgação (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.