Cantor PA Chaves agita aulão de dança gratuito em homenagem ao Festival de Parintins, nesta terça-feira (20)
17 de junho de 2023Casa de Praia Zezinho Corrêa recebe programação especial no fim de semana
17 de junho de 2023O Programa Mania de Ler apresenta, neste domingo (18/06), das 17h às 20h, uma programação toda direcionada à Língua Brasileira de Sinais (Libras), no Largo São Sebastião. Sob o comando da escritora Fabiana Ferreira, a edição conta com atividades de leitura, contação de histórias e oficina de libras.
Fernanda é autora do livro “Libras: Mãos que falam”, que tem o intuito de promover o conhecimento em Libras para gerar uma sociedade mais inclusiva e acessível a todos. Certamente, na ocasião, ocorrerá a apresentação da obra e distribuição de material didático para a oficina ministrada por ela.
“Iremos apresentar o alfabeto e os números, sendo temas para o primeiro contato com a língua brasileira de sinais, que é nossa segunda língua oficial do Brasil, e assim, promover esse conhecimento para a população e gerar comunicação entre os surdos e ouvintes”, afirma Fernanda.
Segundo a autora, o programa Mania de Ler é uma grande oportunidade para os autores amazonenses divulgarem seus trabalhos e contribuir para o enriquecimento cultural.
“Esse projeto é superimportante para a sociedade, uma vez que tem como objetivo o incentivo e resgate da leitura. Mostrar para as famílias a beleza da contação de histórias, que influencia diretamente no desenvolvimento cognitivo das crianças”, ressalta.
Promovido pelo Governo do AM, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), o projeto conta com um acervo de mil livros. São obras da literatura regional e nacional mantidos em duas bibliotecas volantes destinadas especialmente a crianças. Conforme o secretário Marcos Apolo Muniz, a iniciativa é um momento propício para a promoção do ensino de Libras.
“O Mania de Ler tem feito um papel muito relevante com o incentivo à leitura, que alcança as famílias de todo o estado. Nesse sentido, trazer esse conteúdo tão importante valoriza e empodera uma comunidade muitas vezes invisibilizada. Além disso, aprender libras desde cedo estimula o bom desenvolvimento das crianças”, conclui o secretário.
FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre política, inovação, tecnologia, educação, economia, empreendedorismo, técnicas e linguagens artísticas.