Parintins 40ºC: Conheça opções para se refrescar em balneários e clubes
26 de junho de 2023Boi Caprichoso arrasta multidão no ‘Boi de Rua‘
27 de junho de 2023A cidade de Parintins se apresenta de maneira ainda mais encantadora e vibrante para os moradores e turistas que visitam a ilha com as expressões artísticas e as cores exuberantes do projeto “Galeria Parintins Cidade Aberta”. Um projeto de valorização da arte urbana. Além disso, composto por 21 murais, o projeto abrange desde paisagens naturais e grafismos inspirados no Festival Folclórico de Parintins e no cotidiano amazônico.
O estudante universitário Gabriel Ângelo, de 26 anos, veio de Manaus para prestigiar o festival. Dessa forma, ao passar pelo bumbódromo, o jovem aproveitou para fazer uma foto. Dessa forma, a obra escolhida foi ‘Brasil futuro ancestral’, na entrada do centro cultural pela Avenida Paraíba, criada pelo artista parintinense Pito Silva.
“Tenho visto pinturas por toda a cidade e acho que isso dá muito mais vida e atrai os turistas para visitar o bumbódromo. Eles vêm durante o dia para tirar fotos. Também acho muito legal a precisão e o retrato fiel aos parintinenses e aos indígenas”, relatou o estudante.
Nas laterais da obra, destacam-se um curumim e uma cunhatã Sateré-Mawé, e no centro, um indígena idoso que representa a ancestralidade dos povos originários. A princípio, o artista Pito Silva contou como foi o processo de elaboração do mural de 97 metros.
“O retorno da população foi muito positivo, o que me orgulha e honra por ter a oportunidade de presentear minha cidade com essas obras. A temática indígena é característica dos meus trabalhos, então o desafio foi transmitir as mesmas técnicas estéticas de uma tela para um mural de 97 metros”, disse o artista.
A estudante parintinense Ivanilde Souza, 27, já visitou a maioria dos murais e enfatizou a valorização dos artistas locais.
“Isso está sendo um marco na história da ilha tupinambarana. Os turistas que chegam em Parintins ficam maravilhados e encantados com esses murais e com o trabalho dos nossos artistas, que estão sendo bem valorizados pelo estado” disse Ivanilde.
O projeto teve início no ano passado, com a pintura de 10 murais, e ganhou outros 11 novos em 2023. Inegavelmente, a iniciativa é realizada em colaboração entre o Governo do Estado e a Coca-Cola Brasil. Além disso, a curadoria é feita pelo historiador e antropólogo Diego Omar, que também é professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Durante o festival, quem seguir o roteiro das artes e visitar os murais do projeto pode utilizar as hashtags #parintinsinstagramavel e #galeriaparintins. Dessa forma, contribui-se para divulgar e compartilhar a rica cultura local, o festival, e promovendo a valorização dos talentos e expressões artísticas de Parintins.
Roteiro das Artes
1. Mural: Brasil futuro, ancestral- Artista: Pito Silva| Onde: Av. Paraíba – Bumbódromo
2. Encontro das gentes (um Nordeste na Amazônia)- Equipe: Levi Gama, Rafa Pimentel Dayane Cruz e Thiago Castro| Onde: Av. Nações Unidas (Muro da Droga Mais)
3. A saga do artista – Equipe: Evanil Maciel e Grep| Onde: Rua Armando Prado (Muro da Catedral)
4. Coca Cola Brasil: juntos para refrescar o mundo e fazer a diferença- Artistas: Alziney Pereira e Kemerson Farias| Onde: Av. Paraíba (Muro da Câmara Municipal).
5. Homem e natureza na Amazônia- Equipe: Dennis Amoedo, Rodrigo Amoedo, Valéria Guimarães e Francevanildo Gomes| Onde: Av. Nações Unidas, na esquina com R. Paes de Andrade (Muro da Escola Estadual Senador João Bosco)
6. Amazônia multicultural – Equipe: Miguel Carneiro, Kamy Yagami, Carlos Eduardo Cursino, Ane Gabriele, Afrânio Mendes e Karine Buenano| Onde: R. Armando Prado (Muro da Escola Pe. Jorge Frezzini)
7. Nós, caboclos, filhos da terra – Equipe: Andrew Viana, João Ferreira, Marcelo Mendes, Claudinei Silva, David Lima, Miguel Viana, Patrick de Lima Colares| Onde: Av. Nações Unidas (Muro da Amazonas Energia)
8. Viaja caboclo, viaja – Equipe: Dermison Salgado, Denison Rosa, Inácio Paiva e Rebeca Paulain| Onde: Av. Paraíba– Lado Caprichoso (Muro da casa de Maria do Perpetuo Socorro Cid Ferreira)
9. Nós (da identidade) nas ruas – Equipe: Arley Fabrício (Anjo), Pito Silva, Nita Paes, Marcio Pires, Mag Lenilson, Nildo Silva, Felipe Melo, José Carlos, Wender Santos, Altimar Teixeira, Thiago Tavares e Hernando Serrão| Onde: Estrada Odovaldo Novo – Dejard Vieira (Muro da casa de Paulo Neto Carvalho e Erika Baranda)
10. Hixkaryana – Equipe: Josinaldo Mattos, Davi Matos, Joan Matos, Rogério Tavares, Débora Freire Matos e Ane Pires| Onde: Av. Nações Unidas em frente à Escola Estadual Senador João Bosco (Muro da Unidade Prisional)
11. Nossa festa, nosso ritmo – Equipe: Glaucivan Silva, Joison Viana, Cleberson Silva, Raimundo Ferreira e Zeildo Ramos| Onde: Av. Nações Unidas (Muro da TV Amazonas)
FOTOS: Lucas Silva/Alexandre Pazuello
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.