Secretaria de Cultura de Parintins abre cadastramento para Lei Paulo Gustavo
13 de julho de 2023Wildlife Conservation Society e Avianca unem forças para prevenir o tráfico de vida silvestre na América Latina
13 de julho de 2023A união do jazz com ritmos amazônicos acontecerá, nesta sexta-feira (14/07), ao pôr do sol, a partir das 17h, com a realização do projeto “Jazz no Flutuante”, que terá dois shows gratuitos da Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA), no Flutuante Abaré, localizado no Lago Tarumã.
O evento faz parte da programação do Amazonas Green Jazz Festival e tem entrada gratuita, porém é necessário pagar o traslado de R$ 15, do estacionamento para o flutuante.
Completando 10 anos de carreira, a OBA faz um tributo com uma roupagem jazzística ao Beiradão. Inegavelmente, o estilo musical tipicamente amazonense, que teve seu auge na década de 80, por meio da difusão dos fonogramas gravados por artistas que representavam este gênero na capital e no interior do Amazonas.
O nome Beiradão vem do fato de que o estilo foi popularizado em festas realizadas na beira de rios na região.
O grupo é formado por 12 integrantes, sob comando do maestro e saxofonista Ênio Prieto. Além disso, em 2017, eles lançaram o seu disco de estreia, “Das Margens Urbanas”. Já em 2021, apresentaram o documentário “Orquestra de Beiradão do Amazonas – A Música de Beiradão” e o “Diálogo de Gerações”, com composições próprias, além de releituras de músicas de ícones do Beiradão, como o cantor e saxofonista Teixeira de Manaus.
Para a primeira edição do Jazz no Flutuante deste ano, a orquestra fará o lançamento da música “Rio Tarumã”.
“Compus uma música chamada ‘Rio Tarumã’ em homenagem ao projeto Jazz no Flutuante, com um ritmo bem caribenho, que faz a mistura de um merengue mais lento com um zouk. Vamos lançar essa música no Flutuante Abaré”, comentou Ênio Prieto.
Novidades
E acrescentou que, além disso, neste ano, o grupo vai gravar um EP com quatro músicas e apresentar essas músicas em primeira mão nesta sexta-feira. Dessa forma, são músicas que valorizam a região amazônica e que têm referência na cúmbia, merengue, ritmos da América Andina, lambada e outras características bem singulares do nosso Amazonas
Segundo o maestro, há uma grande expectativa para a apresentação deste ano, no Jazz no Flutuante, com muita procura pelo público. Além disso, o grupo fará dois shows, um às 17h30 e o outro às 19h. Além da edição desta sexta, também haverá uma edição no dia 22/07 com o musicista Miquéias Fernandes e grupo. No dia 28 de julho, com o guitarrista Aldenor Honorato e seu quarteto.
Amazonas Green Jazz Festival
O Amazonas Green Jazz Festival é o maior festival do gênero da América Latina. A edição deste ano, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jaz. Além disso, conta com uma ampla programação entre os dias 21 e 30 de julho, no Teatro Amazonas, situado no centro histórico de Manaus. Ainda assim, haverá palestras gratuitas, o festival também promoverá exposições na Casa do Jazz, o Jazz no Flutuante, entre outras atividades.
Realização e apoio
O evento é uma realização do Governo do AM, por meio da Sec (@culturadoam) e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. Além disso, tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Manauara Shopping e Hotel Juma Ópera, com produção da Iaí Promoções.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica