Festival Folclórico do Amazonas fomenta setor musical com grupos se apresentando ao som de música ao vivo
27 de julho de 2023Pop, pagode, forró e gospel compõem a lista dos artistas locais confirmados para o ‘#SouManaus 2023’
28 de julho de 2023O Festival das Tribos Indígenas do município Juruti, o Festribal, chegará a sua 29ª edição no próximo sábado (29), com o tema “Celebração da Arte”. As etnias Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (Vermelha e azul) se reencontrarão para mais um duelo artístico a ser realizado no Centro Cultural da cidade, mais conhecido como Tribódromo, onde alegorias cênicas, dança e cantos indígenas que regem o espetáculo a céu aberto, serão ovacionados por cerca de cinco mil pessoas presentes no local.
O evento contará com a presença do Governador, Helder Barbalho, transmitido, ao vivo, pela TV e Portal Cultura do Pará, 21h, no canal 2.1. Além disso, no portalcultura.com.br (também disponível no App Cultura Rede de Comunicação).
De acordo com a secretaria municipal de Juruti, atualmente o Festribal é um importante instrumento de fomento ao turismo na região. Ademais, é um evento democrático de ampla participação popular, que incentiva a expressão artística e contribui para a difusão da cultura. Além disso contribui para o desenvolvimento regional, contando com elementos indígenas, da fauna local e musicalidade própria.
Fortalece-se como uma das maiores manifestações culturais do Estado do Pará, pois é um evento que agrega criatividade, originalidade e autenticidade, desta forma, visa a valorização da produção artesanal, o turismo, a cultura indígena, os artistas locais e regionais, dentre outros. Em decorrência da grandeza do evento, há uma participação quase na sua totalidade da população de Juruti.
“Seria impossível nós, enquanto emissora pública e educativa, que levanta a bandeira cultural, não estarmos presentes nesse evento tão rico da arte paraense e que, inclusive, é considerado patrimônio cultural estadual e municipal. Para além de estarmos lá, nós iremos transmitir toda essa energia incrível que o Festribal gera, para nosso do Estado e também para quem está fora do Pará. É muito gratificante saber que estamos fazendo tão bem nosso trabalho e colaborando com a representação do Pará, nacional e internacionalmente”, Falou Miro Sanova, presidente da Cultura Rede de Comunicação, sobre o compromisso da emissora com a agenda cultural do estado.
Desde 2008, o Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti, sendo Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112, de 19 de março de 2008. Além disso, desde 2011, pela Lei Municipal nº 1.010/2011, de 23/09/2011, reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti.
Transmissão
A transmissão da TV e Portal Cultura terá duração de 6h30 e contará com a apresentação dos jornalistas Valmir Rodrigues e Lenne Santos. Os comentários de Geney Lira, representando a tribo Munduruku, e Valber Barbosa, representando a tribo Muirapinima. Dessa forma, além da reportagem de Diogo Puget e Felipe Cortês mostrando todos os detalhes do evento e bastidores.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.