Prefeitura realiza ‘esquenta’ do #SouManaus e apoia mais 35 eventos neste fim de semana
29 de julho de 2023“Diálogos Amazônicos” e “Cúpula da Amazônia” devem fortalecer a Governança da região
31 de julho de 2023Pensando na comodidade das Pessoas com Deficiência (PcDs) que queiram prestigiar o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), alinhou, na última sexta (28), com o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), a recepção deste público, durante os três dias de festival, de 5 a 7 de setembro, no centro histórico da cidade.
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, falou sobre a preocupação em oferecer um atendimento especial às Pessoas com Deficiência durante o festival.
“O #SouManaus está chegando e a gente veio aqui no Eamaar, que tem uma equipe maravilhosa, multidisciplinar e uma vasta experiência neste tipo de atendimento. Por isso, eles vão cuidar do receptivo das crianças e das pessoas com deficiência que desejam prestigiar o evento. Queremos oferecer comodidade, conforto e respeito a esse público. E nada melhor do que trabalhar com quem é especialista nesta área”, frisou.
Para o presidente do Eamaar, psicólogo Alexandre Gald, essa visão da inclusão e acessibilidade, em especial aos PcDs, mostra como a gestão do prefeito e a Manauscult se preocupam, de fato, com todos os públicos.
“Um evento desse porte, que vai atrair uma multidão, precisa, com certeza, pensar na acessibilidade. Então, é importante esse cuidado que a prefeitura está tendo de fazer uma área e se colocar no lugar do outro. Isso demonstra a gestão humanizada do prefeito David Almeida e do presidente Osvaldo Cardoso”, pontuou.
Eamaar
Em atividade há 12 anos, o Eamaar é o único espaço público do Brasil, especializado em atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista.
Para democratizar e garantir transparência na seleção dos artistas, a Manauscult segue três requisitos: que o objeto da contratação seja o serviço de um artista profissional. Além disso, que o artista seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. Outrossim, que o artista seja residente na cidade de Manaus com mérito cultural e expertise do fazer artístico com comprovação em portfólio.
Curadoria interna
Composta por gestores com formação artístico-cultural, a curadoria interna avaliou, até o momento, mais de 900 portfólios. Dessa forma, um total de 1.642 artistas cadastrados no banco de dados da Manauscult.
A performance nos palcos e presença nas mídias digitais, são itens importantes pela comissão de seleção. Certamente, além do portfólio artístico e critérios objetivos como: residir em Manaus e a criatividade do profissional com o maior número de linguagens artísticas.
Estratégia
Este ano a Manauscult inovou na forma de comunicar ao artista pré-selecionado para ingressar no festival. Durante transmissão ao vivo, sempre a partir das 19h, a comissão divulga um ou mais nomes que farão parte do line-up.
Foto – Oliveira Júnior / Manauscult