Fábrica de Eventos inicia venda para ‘TBT do Safadão’ nesta quinta-feira (10/8)
7 de agosto de 2023Manaus recebe workshop com o campeão da Danças dos Famosos 2023
7 de agosto de 2023O “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural” encerrou sua primeira etapa do projeto com a conclusão das oficinas culturais. Ao todo, as oficinas aconteceram em três comunidades localizadas na zona rural de Manaus. Agora, o projeto avançará para a segunda etapa com apresentações teatrais do espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol” e vivências.
As oficinas foram: “confecção e manipulação de bonecos”, “teatro de animação” e “montagem de espetáculos com formas animadas”, na comunidade Ismail Aziz, localizada no 1,5 km, da BR-174; Comunidade do Km 35 da AM 010 e Tarumãzinho Comunidade São Sebastião. Enfim, a primeira etapa do projeto “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural” encerrou no dia 04 de agosto. O projeto está acontecendo nas escolas municipais localizadas nessas três comunidades, numa parceria com a Divisão Distrital Rural (DDZ Rural) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A experiência
Idealizadora do projeto, a artista Ana Claudia Motta, falou sobre a experiência nessa primeira fase, que contou com mais de 90 participantes, uma média de 30 por comunidade, sendo a maioria professores da rede municipal de ensino da zona rural. Especificamente na Escola Municipal (EM) Abílio Alencar, a oficina também contou com a participação do grupo de teatro da escola, que inclui alunos e professores.
“A experiência foi extremamente enriquecedora em todos os aspectos. Pude colocar em prática não só meu lado de artista, mas também o de educadora. Procuramos durante as oficinas tanto dar as orientações e técnicas artísticas, como também fazer um link com a sala de aula”, ressaltou Ana.
Os objetivos
Para a artista, as pessoas que participaram das oficinas puderam ter uma visão do teatro enquanto arte. isto é, o objetivo do projeto, que é fomentar o desenvolvimento de grupos artísticos das comunidades. Além disso, os professores puderam, também, ampliar seus olhares desenvolvendo essas atividades de formação artísticas. E dessa forma, poderão utilizar como ferramentas pedagógicas com temas de interesse da comunidade.
Professora de Artes e Ensino Religioso na EM São Sebastião II, Vera Carla, aproveitou as oficinas para aperfeiçoar as técnicas.
“Eu vi essas oficinas com uma grande contribuição, e uma ferramenta para mediar o ensino de artes. Eu trabalho com algumas técnicas de criação de bonecos, e aqui pude conhecer novos materiais e possibilidades de produzir. Gostei muito, aprendendo com os colegas e colocando a criatividade em prática”, comentou a professora.
Cada comunidade recebeu três oficinas ministradas pelos oficineiros, Ana Oliveira, Robson Ney e Hely Pinto, além de Ana Cláudia Motta. As apresentações do espetáculo teatral, as vivências e debates ocorrerão de 16 a 18 de agosto.
Fotos: Jean Palladino
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.