Henkell Freixenet é uma das marcas expositoras da Feira Internacional de Vinhos na Amazônia
15 de agosto de 2023Serginho Queiroz faz show no Teatro Amazonas neste sábado (19)
16 de agosto de 2023O renomado médico cardiologista Dr. Aristóteles Comte de Alencar Filho lançará nesta quinta-feira, dia 17 de agosto de 2023, às 19 h, no salão nobre do Palácio Rio Negro, o livro intitulado ‘Beleza Decifrada – Detalhes da arte antiga nos monumentos do largo de São Sebastião e entorno’, editado pela editora Valer.
A obra trata de segredos decifrados dos monumentos situados no Largo de São Sebastião e seu entorno, principalmente o dedicado à Abertura dos Portos do Rio Amazonas e seus afluentes às Nações Amigas.
De acordo com a coordenadora editorial da Valer, professora e Dra. em Filosofia Neiza Teixeira, o livro é por si só, uma obra de arte. E merece a atenção de todos que gostam de saber mais detalhes e curiosidades das artes e da arquitetura.
“Dr. Aristóteles faz uma leitura pormenorizada do Largo de São Sebastião, detendo-se no Teatro Amazonas, considerado um símbolo arquitetônico e cultural dos mais belos do Brasil. Também se detém na centenária igreja dos frades Franciscanos, expondo detalhes, cada um trazendo um pedacinho da história que faz o povo amazonense”, completou Neiza Teixeira.
Conforme a editora, o autor realizou uma pesquisa ampla, com farta documentação e com registros fotográficos que encherão de beleza os olhos de cada leitor.
“Este é, certamente, um livro que faltava nas bibliotecas de qualquer interessado em Arte, Arquitetura e História, bem como daqueles que são ávidos por beleza e curiosidades”, ressaltou a Dra. em Filosofia.
Nas palavras do autor, o livro é para as pessoas que gostam de visitar o passado e procuram admirar e preservar o que nos foi legado por aqueles que nos precederam.
“É um retorno ao passado por meio dos belos monumentos, prédios, objetos e obras de arte que teimam em resistir às intempéries e intervenções, por vezes equivocadas, dos seres humanos”, explicou o médico e escritor.
Segundo a jornalista Ana Célia Ossame, que escreveu o prefácio da obra: “No belo e envolvente texto do nosso cardiologista, podemos olhar o monumento e ver, enxergar mesmo, as colunas de ordem jônica existentes no Teatro Amazonas, por exemplo, e aprender que esse tipo de coluna surgiu quando os artistas buscaram, na construção de um templo a Diana, um novo estilo para destacar a delicadeza da mulher”.
Bem escrito, de leitura fluente, leve e com riqueza de detalhes, o livro não é apenas para pessoas que entendem de arte ou arquitetura, mas também para os apaixonados pelos mistérios que cercam o largo São Sebastião e o seu entorno. Vale a pena conferir.
O livro está em oferta até o dia do lançamento. Garanta já o seu! Para adquirir a obra basta acessar o site da editoravaler.com.br ou solicitar pelo whatsapp 92 99613-1113.
Sobre Dr. Aristóteles Alencar
Aristóteles Comte de Alencar Filho nasceu em Manaus, no dia 10 de abril de 1955. Filho de Aristóteles Comte de Alencar e Rosa Branca de Lima Alencar.
Formou-se em 1978, na Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas (UA), hoje, Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O médico foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas; ex-presidente da Sociedade Amazonense de Cardiologia; ex-presidente da Associação Médica do Amazonas; ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde das PMs e BMs do Brasil e ex-presidente da Academia Nacional de Saúde das PMs e BMs do Brasil.
Também foi coordenador do Programa Estadual de Controle do Tabagismo na Fundação (FCecon); membro da Academia Amazonense de Medicina; membro da Academia Maçônica de Letras. Atualmente é presidente da Academia Amazonense de Letras (AAL).
É autor de vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e participante de vários congressos médicos nacionais e internacionais.
Sobre a Editora Valer
Com quase 30 anos no mercado editorial e mais de 2 mil livros publicados, a Editora Valer fez e continua fazendo história na publicação de livros produzidos nas Amazônias. Obras que vão desde Direito, Literatura, pesquisas científicas até os infantojuvenis com ambientação nas Amazônias.
A Valer sempre esteve no imaginário e na estante do amazonense, principalmente, por conta da antiga livraria que ficava no Centro de Manaus. Onde reuniam-se intelectuais e pesquisadores de todo o Amazonas. Em breve, haverá o lançamento da Valer Teatro, no largo São Sebastião, Centro Histórico da cidade.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.