Serginho Queiroz celebra os 20 anos de gravação do CD “Essa Voz que Canta em Mim”
16 de agosto de 2023Inscrições abertas para participar do ‘Conselho Criativo’ do Virada Sustentável Manaus 2023
16 de agosto de 2023A startup Sonoraplay, primeira plataforma focada na monetização da produção audiovisual independente da Amazônia, é o streaming oficial do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, que acontece em Manaus, nas dependências do Teatro Amazonas, durante o período de 22 a 25 de agosto. Além da exibição dos filmes no local, as outras mostras de cinema estarão em cartaz na plataforma e poderão ser assistidas gratuitamente, conforme a programação do Festival. No streaming, a Mostra Olhar Panorâmico será a primeira a estrear já no dia 15 de agosto.
Em uma conexão entre o espaço físico e o online, o evento tem uma programação completa e variada de exibição de filmes no Teatro Amazonas, mas também vai apostar na audiência online, explorando o ambiente de streaming criado pela Sonoraplay.
“Nossa expectativa é a melhor possível para abrigar as Mostras de Cinema do Olhar do Norte. É uma honra estar somando com as equipes do Festival para colocar no ar obras incríveis de artistas, produtores, roteiristas, diretores desta região, que está, cada dia mais, reivindicando um lugar no topo do audiovisual brasileiro”, avalia Raquel Omena, CEO da plataforma.
Mostras
Ao todo, as mostras ‘Amazônia’; ‘Olhar Panorâmico’; ‘Olhinho’; ‘Outros Nortes’ e ‘Filmes Convidados’ acontecerão no ambiente do Streaming Sonoraplay. Nos três dias de Festival, o público amante de cinema poderá acessar de forma gratuita a Sonoraplay. Dessa forma, se divertir com as obras selecionadas para participar do evento. Especificamente, as mostras “Filmes Convidados”, “Outros Nortes” e “Amazônia”, entrarão em cartaz 24h após serem exibidos no Teatro Amazonas.
Segundo Diego Bauer, diretor artístico e um dos curadores do Festival, a expectativa para este ano é grande.
“Fizemos as últimas edições sob fortes restrições e seguindo as determinações das autoridades em saúde. Por isso, nossa expectativa para este ano é voltar a mobilizar a sociedade e entregar um evento rico em grandes obras e divertido para o público”, assegurou.
A perspectiva dos organizadores do Festival de cinema da Amazônia – Olhar do Norte é movimentar até 3.000 pessoas nos dias do evento. “Ainda temos as Mostras de Cinema online da Sonoraplay. Então, a perspectiva é de uma audiência crescente em relação às últimas edições”, concluiu.
O público que acessar a Sonoraplay vai poder assistir, não apenas as cinco mostras online do Festival. Todavia, um ambiente com diversos shows e videoclipes de artistas amazônicos, animações, documentários e filmes longos e curtos, muitos deles feitos por produtores e artistas da região.
“Queremos levar o cinema amazônico para todos. Nosso principal objetivo é difundir as obras e os nomes dos nossos artistas e produtores e mostrar que a arte da nossa região é rica e tem muita qualidade”, disse a CEO da Sonoraplay.
O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe Produções, com apoio da Sec, em parceria com o Cine Set.
Sobre a Sonoraplay
A Sonoraplay já possui mais de 200 obras independentes em cartaz. Além disso, busca criar uma rede forte de compartilhamento de produções e de audiências, trazendo, principalmente, visibilidade para as produções amazônicas.
“Estamos buscando compartilhar audiências com todo o Brasil, mas sempre focando em dar vazão às nossas produções amazônicas, por meio desse intercâmbio”, explicou Raquel.
A startup possui como modelo de negócios um sistema de monetização através de assinantes e não de plays, likes ou views.
“Que só beneficiam os artistas/produtores que possuem engajamento e seguidores. Estamos buscando formas mais justas de gerar renda para os criadores garantirem a continuidade de produção”, opina.
A startup é uma iniciativa de 3 artistas da música.
“A gente se esforça para juntar dinheiro e produzir sem parar. Mas, aí, na hora de colocar nas plataformas existentes, o retorno não é suficiente. A solução não é parar de produzir, e sim utilizar a ferramenta correta. Colocar nossa produção nas plataformas gigantes, só os torna interessante para as grandes empresas. Acabamos não ganhamos nada. A Sonoraplay veio para atender aos que não estão sendo atendidos”, diz Raquel Omena, CEO da startup.
SERVIÇO:
O que: “5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte”
Quando: 22 a 25/08
Onde: Teatro Amazonas e Sonoraplay (www.sonoraplay.net)
Quanto: Gratuito
Horário: A partir das 17h
Mais informações: www.cenacultural.com e www.festivalolhardonorte.com
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.