Feira Norte do Estudante começa quarta-feira com 110 palestras gratuitas sobre profissões e mercado de trabalho
18 de setembro de 2023PL de Amom altera Código Florestal para proteger nascentes intermitentes
18 de setembro de 2023A Editora Valer lançou na 26.ª Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, no Pará, o livro da doutora em Sociologia e pesquisadora das Amazônias, Violeta Loureiro, intitulado “A pesquisa nas Ciências Sociais e no Direito”.
De acordo com a coordenadora editorial da Valer, professora Dra. em Filosofia, neste livro encontram-se informações sobre um dos temas fundamentais, tanto para estudantes universitários quanto para pesquisadores iniciantes: a metodologia a ser utilizada no desenvolvimento de projetos de investigação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e do Direito.
Ainda conforme Neiza, Violeta Loureiro, com uma linguagem acessível, cativa o leitor e, com sua experiência de sala de aula e orientação de projetos de pesquisa, indica os caminhos possíveis para formar um pesquisador competente e engajado na sociedade.
A autora é uma pesquisadora consciente das dificuldades enfrentadas pelos estudantes e iniciantes nos labores do estudo universitário e da pesquisa, traz a público uma obra fundamental, que servirá como base a quantos procurarem seguir com segurança e responsabilidade atuando nos campos das Ciências Sociais, Humanas e do Direito.
Segundo a autora, a obra surgiu pela constatação de que os estudantes que adentram nas universidades necessitam de informação e obtenção de certos tipos de conhecimentos que são típicos das academias.
“Violeta construiu um discurso por meio do qual o estudante se aproxima do vocabulário técnico e da dimensão que envolve um empreendimento do porte de uma pesquisa”, escreveu Neiza na orelha do livro.
Além disso, a insegurança de um jovem estudante, iniciante de um curso de nível superior, e mesmo daqueles que, já graduados, têm embaraços para construir um projeto de pesquisa, para seguir num mestrado ou doutorado, ou para atuar em campo, como também da dificuldade de encontrar bibliografia correspondente são alguns dos bons motivos para a publicação desta obra.
Este livro foi concebido de forma a mesclar as explicações teóricas necessárias com uma farta exemplificação de casos concretos, o que torna mais fácil a compreensão dos temas abordados. Ele não trata de todos os elementos da pesquisa científica na área das Ciências Humanas e Sociais, enfatizando apenas certos itens que, ao longo de anos de magistério, sua autora identificou como aqueles nos quais jovens pesquisadores parecem encontrar maiores dificuldades, entre os quais: a construção do problema de pesquisa e a questão básica, a hipótese de trabalho e a aplicação da teoria na pesquisa.
“Esta é uma oportunidade na qual o estudante ou futuro pesquisador pode encontrar respostas para muitas das suas inquietações, como também um direcionamento para se tornar, de fato, um excelente profissional”, finaliza Neiza.
Sobre a autora
Violeta Refkalefsky Loureiro é doutora em Sociologia pela Universidade de Paris III (1994) e mestre em Sociologia pela Unicamp – SP (1985). Fez um pós-doutoramento na Universidade de Coimbra, sob os auspícios da Capes e a orientação do Professor Dr. Boaventura de Souza Santos (2005/2006); é professora emérita da Universidade Federal do Pará desde 2014. No ano de 2021, seu trabalho foi reconhecido por meio do Prêmio Florestan Fernandes, concedido pela Sociedade Brasileira de Sociologia.
A pesquisadora é autora de diversas obras sobre o pensamento econômico e sociocultural das Amazônias e pela editora Valer, tem os seguintes livros: ‘Amazônia: colônia do Brasil’, e o ‘Caminhos e descaminhos da Amazônia’ – Volumes 1 e 2.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.