Exposição “Joias de Nazaré” apresenta mais de 60 peças inspiradas na tradição do Círio
28 de setembro de 2023Grupo peruano abre programação do 17º FTA
28 de setembro de 2023Numa ação de reconhecimento e premiação a pesquisadores, professores ciência na escola e profissionais de comunicação, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou nesta quinta-feira (28/09) o Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023. Todos os critérios e requisitos para concorrer estão na Chamada Pública Nº 003/2023, disponível em https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-de-chamada-publica-n-o-0032023-premio-fapeam-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-edicao-2023/
Com investimentos de mais de R$300 mil, recurso exclusivo do tesouro estadual, a iniciativa visa reconhecer publicamente e premiar pesquisadores, professores Ciência na Escola e profissionais de comunicação com destacada trajetória no estado, com relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e para o desenvolvimento econômico do Amazonas.
Os interessados em concorrer ao edital podem submeter suas propostas, até às 17h (horário Manaus) do dia 30 de outubro, em quatro categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Professor Ciência na Escola e Profissional de Comunicação.
A divulgação com os nomes dos finalistas está prevista para ocorrer no mês de novembro, e a premiação em janeiro de 2024.
Categorias
Pesquisador Destaque – Podem concorrer pesquisadores com título de doutor há mais de cinco anos até a data do encerramento das inscrições, que ao longo de sua trajetória tenham contribuído na conversão do conhecimento gerado a partir das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação em benefícios, diretos ou indiretos, para o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras.
Pesquisador Inovador – Podem concorrer pesquisadores com título de doutor há mais de cinco anos até a data do encerramento das inscrições, e que ao longo de sua trajetória tenham gerado inovação, do tipo radical ou incremental, para o setor empresarial ou para o setor público.
Professor Ciência na Escola – podem participar professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, que desenvolveram projetos de pesquisa em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus, no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), edições 2021 e 2022.
Profissional de Comunicação – profissionais que trabalhem no Amazonas, que comprovem sua atuação laboral por meio de carteira profissional, carteira de trabalho, contrato de trabalho e/ou declaração. Os profissionais de comunicação indicados para esta categoria deverão enquadrar-se em um dos meios de veiculação para o material jornalístico: mídia impressa, telejornalismo, internet e rádio.
Subcategorias – As categorias Pesquisador Destaque e Professor Ciência na Escola possuem as subcategorias Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas. A modalidade Pesquisador Inovador está distribuída em “Inovação para o setor empresarial” e “Inovação para o setor Púbico”, e a Profissional de Comunicação em mídia impressa, telejornalismo, Internet e rádio.
O 1º colocado em cada subcategoria nas categorias Pesquisador Inovador e Pesquisador Destaque serão indicados para a etapa nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – “Johanna Döbereiner” – Edição 2023. O 1º colocado na categoria Profissional de Comunicação também será indicado ao evento nacional.
Confira a chamada pública do Prêmio Fapeam de CT&I-Edição 2023 em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-de-chamada-publica-n-o-0032023-premio-fapeam-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-edicao-2023/
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
FOTOS: Érico Xavier/Fapeam