Unidades de Conservação no Pará ajudam a mitigar efeitos climáticos globais
25 de outubro de 2023No Amazonas, Lato Sensu lidera ranking com a maior nota do Enem 2022
26 de outubro de 2023O brasileiro adora uma cervejinha. Não é à toa que ocupa o terceiro lugar do consumo mundial, com mais de 14,5 mil quilolitros por ano, uma média de 69,7 litros por pessoa. Também não à toa que a Oktoberfest virou febre por aqui e está presente no calendário turístico de vários estados e municípios brasileiros. A festa também já é tradicional no calendário de eventos do Pátio Gourmet. Este ano, segue até domingo (29), com ofertas especiais em rótulos de cervejas nacionais e internacionais, show, degustação de carnes e conversa com dois especialistas em cerveja.
“Os consumidores de cerveja são parte significativa da nossa clientela e primamos sempre por ter nas nossas lojas uma diversificação grande de rótulos, entre as marcas nacionais e importadas, para atender a todos os gostos. E a Oktoberfest já virou uma tradição no Pátio Gourmet”, diz a coordenadora de Marketing, Fabiana Cavalcante.
Como parte da programação, sábado (28), na unidade da avenida Djalma Batista tem show da banda Offical 80, degustação de carne da marca 1953, com Daniel Anzoategui e um bate papo com o sommelier de cervejas Rafael Almeida, convidado do Pátio Gourmet, junto com o sommelier da casa, Alexsander de Oliveira. Na carta de conversas estarão dicas importantes para o consumo da bebida e suas harmonizações. Alexsander também vai apresentar alguns dos rótulos de vinhos disponíveis na adega do Pátio.
“Vamos falar sobre algumas curiosidades, sobre as comidas típicas desse festival, dicas de cervejas que harmonizam com os pratos clássicos e os típicos de nossa região”, adianta Rafael Almeida.
Com álcool, sem álcool, sem glúten, artesanais ou industrializadas, as exigências do consumidor para o consumo de cerveja no Brasil seguem as tendências mundiais. No mundo, o consumo de cerveja Zero ou Low Álcool cresceu 3% e no Brasil fechou 2022 com aumento de 2,5%. Segundo dados do Euromonitor Internacional, até o final de 2023 deverão ser consumidos 480 milhões de litros desse tipo de cerveja no Brasil, representando um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. O consumo de cervejas sem glúten também vem aumentando, especialmente as artesanais.
“Vamos falar também dessas diversas opções de cervejas que têm suas características próprias e atendem a gostos específicos”, afirma Rafael.
Rafael Almeida Machado, o convidado do Pátio Gourmet, é formado em gastronomia, profissional cervejeiro, degustador profissional, sommelier de cervejas, especialidade em harmonização da comida com a bebida e uso dela como ingrediente na preparação de pratos doces e salgados.