Cineclube de Arte exibe ‘Amazonas, o jogo da bola’, filme que traz os primórdios do futebol para a Amazônia
27 de outubro de 2023Alunas Amazonenses são destaques na Olimpíada Nacional Feminina de Química
27 de outubro de 2023O Programa Mania de Ler promove mais uma edição, desta vez com foco nas lendas amazônicas, apresentando às crianças histórias como o “Curupira”, a “Vitória Régia” e o “Boto Cor de Rosa”. O evento é gratuito e acontece no Largo de São Sebastião, domingo, às 17h.
O objetivo da iniciativa é trazer o hábito de leitura para as crianças de uma forma leve e divertida, visando cultivar a prática desde as primeiras fases da vida. A democratização da leitura também é um tópico trabalhado no projeto, que disponibiliza em todos os encontros a Biblioteca Volante, um veículo adaptado com um acervo de mais de 1.200 livros à disposição do público.
Nesta edição, o programa tem como convidada especial a escritora Adriana Barbosa, que irá interagir com as crianças e contar e ler histórias sobre as lendas amazônicas. Para Adriana, a iniciativa é essencial para despertar nas crianças o interesse pelos livros.
“Eu estou sempre nesses momentos, contando ou lendo histórias amazônicas, interagindo com o público infantil. As crianças escutam atentas às histórias. É interessante que, ao final de cada contação ou leitura, elas buscam novas literaturas, querem ler outras historinhas”, afirma Adriana, que destaca a importância de ações como o Mania de ler.
“Seria tão bom se tivéssemos mais espaços como esses espalhados pela cidade. Muitos pais e mães não têm como adquirir um livro, porque custa caro, normalmente. Então, oportunizar momentos para ler, para contar, para ouvir aventuras é de grande relevância para incentivar as crianças para o hábito de ler e de forma prazerosa”, completou a escritora.
O Programa Mania de Ler é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de trazer cultura para a população manauara por intermédio da leitura.
Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Levar a cultura a todos os cidadãos amazonenses é o grande foco da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O órgão foi criado em 1997, com a missão de planejar, elaborar, executar e acompanhar políticas culturais e artísticas, assim como a defesa e preservação do patrimônio cultural, na capital e no interior do Amazonas.
A Secretaria de Cultura tem como objetivos principais valorizar, formatar e difundir as manifestações culturais e artísticas da região, oferecendo mecanismos e meios para os agentes, produtores e artistas de modo geral.
Entre os grandes eventos executados pela SEC no Estado estão: Festival Amazonas de Ópera (FAO), Carnaval, Carnaboi, Festival Folclórico do Amazonas e Concerto de Natal.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.