VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia acontece em novembro, com inscrições gratuitas
28 de outubro de 2023Piscicultura: pesquisas do AM são destaque em eventos científicos na Europa
30 de outubro de 2023Para resgatar e difundir a música como linguagem que integram o patrimônio cultural do país, por meio da reprodução de canções disponíveis em um acervo virtual com acesso gratuito, o Sesc possui nacionalmente o projeto Sesc Partituras. Para divulgar esse acervo, a instituição realiza o Concerto Sesc Partituras. Neste ano, o Sesc no Pará realizará no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém, três dias de concertos. Iniciando dia 30/10 (segunda-feira) com a apresentação do Grupo Maniçobrass, seguindo no dia 01/11 com a Camerata Cordas Amazônicas, finalizando no dia 10/11 com o Quinteto de Sopros da Amazônia. As apresentações acontecem sempre às 19h e a entrada é gratuita.
Grupo Maniçobrass
Fundado em 2022, o grupo Maniçobrass tem como objetivo divulgar a música composta ou adaptada para formação de quinteto de metais. Ademais, ampliando o cenário da música de câmera no estado do Pará, através da criação de plateia e da qualificação de intérpretes. Dessa forma, nesta jornada musical os componentes também se dedicam em ministrar máster classe de performance, buscando compartilhar conhecimentos e experiências profissionais musicalmente. Além disso, compõem o grupo Maniçobrass: Ryan Teles (Trompete); Anderlene Figueiredo (Trompete); Leonete navegantes (Trompa); Marcos Saldanha (Trombone); Alessandro Dias de Freitas (Tuba).
Para o Concerto Sesc Partituras o Grupo Maniçobrass trará as músicas: “Largo from xerxes”, de George Frideric Handel (1685-1759); “Sonata from Die Bankelsangerlieder’,Anonymous(1684); “Rondeau”, de Jean Joseph Mouret (1682-1738); “Cabeça de Boi rapsódia para quinteto de metais”, de Fernando morais (27/10/2004); “Ali Babá”, de Henrique Alves De Mesquita; “Brejeiro”, de Ernesto Nazaré; “O bom filho à casa torna”, de Bonfiglio de Oliveira e ”220 Avante Camaradas”, de Antônio do Espírito Santo.
Quinteto de Sopros da Amazônia
O Quinteto de Sopros da Amazônia foi criado a partir da amizade e do amor à formação camerística tradicional na música de concerto. Além disso, o objetivo é pesquisar, ensinar e apresentar publicamente um repertório eclético e variado que vai desde o clássico até a música contemporânea e popular brasileira. Aiñda assim, o Quinteto é formado por: Pedro Renan Loureiro (flauta transversal); Gabriel Castro Calandrine (oboé); Flávio Xavier (clarinete); Jadiel Jason Oliveira da Silva ( fagote) e Leonete navegantes (Trompa).
No programa para o concerto o quinteto apresentará as composições: “Brejeiro”, de Ernesto Nazaré; “Cenas inusitadas”, de Thiago Dias; “Danças Brasileiras”, de Rami Levin; “Fantasia”, de Rafael Bezerra; “Medieval”, de Azael Neto; “Onze Janelas”, de Emanuel Cordeiro; “Prelúdio”, de Flávio Fonseca; “Quinteto de sopros”, de Thiago Sias; “Quinteto de para sopros”, de Alvaro Carrielo e “Serenata para Cinco”, de Edino Kriezer.
Camerata Cordas Amazônicas
Fundada em junho de 2023, a Camerata se dedica à divulgação de composições originais ou adaptadas para um octeto de cordas, enriquecendo e ampliando o horizonte da música de câmara no estado do Pará. Além disso, o grupo realizou sua estreia em grande estilo no Festival Internacional Eleazar de Carvalho, no mês de julho de 2023. Dessa forma, tendo como integrantes: Nathália Vidal, Zion dos Santos, Camila Guimarães, Júlia Oliveira, Wellinton Santos, Gustavo Trajano, Ermerson Maciel e Maynara Malcher.
No Concerto Sesc Partituras a Camerata Cordas Amazônicas, apresentará o repertório: “Cordas, pra quê te quero”, de Vicente J. M. da Fonseca; “Quarteto 2012”, de Vicente Fonseca; “Prelúdio Brasileiro para cordas n1”, de Flávio Regis Cunha; “MIrim’, de César Guerra-Peixe; “Octet ( in Eb major, opus 20 )”, de Feliz Mendelssohn e “Sonata para cordas ( 1° mov )”, de Carlos Gomes.
Sobre o Sesc Partituras
O Projeto Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. Dessa forma, o Sesc disponibiliza o acesso gratuito às partituras através de um sistema de busca coerente. Com necessidades dos estudantes, professores, músicos e pesquisadores . Allém disso, inclui, além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical. Além de investir regularmente na pesquisa e editoração de novas partituras através de especialistas visando à preservação e divulgação de acervos históricos, particulares ou institucionais.
A pluralidade do programa proposto pode ser constatada tanto em relação ao período em que as obras foram compostas (constando peças compostas na primeira metade do século XX e até mesmo nos últimos dez anos) quanto aos diferentes tipos de estilo, onde é possível encontrar desde valsas, melodias populares e até mesmo música contemporânea.
Serviço:
Concerto Sesc Partituras
Grupo Maniçobrass- Data: 30/10/2023 (Segunda-feira), 19h
Quinteto de Sopros da Amazônia- Data: 01/11/2023 (Quarta-feira), 19h
Camerata Cordas Amazônicas- Data: 10/11/2023 (Sexta-feira), 19h
Entrada Gratuita
Local:Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523)
Informações: (91) 4005-9583 ( Fale com o Sesc)
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.