Instituição oferta cursos gratuitos de gastronomia e estética
5 de novembro de 2023Região Norte estará representada por 42 empreendedores no MICBR
5 de novembro de 2023Uma das atividades econômicas mais promissoras do planeta, os jogos eletrônicos não poderiam ficar de fora do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023. O evento reunirá empreendedores culturais de diversos setores em rodadas de negócios, palestras, apresentações e oficinas ao longo de cinco dias, com programação 100% gratuita.
Estudo realizado pela Brazil Games Export Program e Homo Ludens Research and Consulting, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos (Abragames) e a Apex Brasil, o 2022: A Indústria Brasileira de Games indica que o setor movimentou cerca de US$ 2,3 bilhões, só no Brasil, em 2021.
O país é o 13º maior mercado do mundo no segmento e líder na América Latina, segundo dados da Newzoo. A estimativa de adeptos brasileiros aos jogos eletrônicos chega a 74,5% da população (160 milhões) e as mulheres superam os homens, com 51% de representação.
Entre os estados desenvolvedores, São Paulo lidera o ranking com 280 empresas; seguido por Rio de Janeiro (89); Rio Grande do Sul (58); Santa Catarina (52); Minas Gerais (51); e Paraná (49).
Economia
Em 2018, os jogos eletrônicos representavam cerca de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) das Empresas Criativas, saltando para 50% em 2020. As informações são do Observatório Itaú Cultural. Em 2023, estima-se uma movimentação de R$ 12 bilhões, crescimento de 10% em relação ao ano passado, de acordo com a consultoria PwC, uma das maiores empresas de auditoria do mundo.
A secretaria do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, explica o crescimento e consolidação do setor.
“A indústria dos jogos nos aponta para uma questão fundamental, que é por nós considerada nesse momento de proposição de políticas públicas para o audiovisual brasileiro, o potencial de desenvolvimento econômico do mercado de games e os desafios estruturantes do acesso ao conteúdo audiovisual no Brasil”.
O acesso à internet e aos dispositivos móveis, possibilitou que os jogos eletrônicos se tornassem mais acessíveis a um público amplo e diverso.
“O Brasil tem uma indústria de jogos em crescimento, com empresas e desenvolvedores de jogos de qualidade, está na hora de impulsionar um mercado que já nos oferece insumos suficientes para o seu desenvolvimento de forma estruturada e estratégica visando sua internacionalização”, aponta Rodrigo Antônio, diretor de Formação e Inovação da SAV.
Realização
O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.
O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
Setor
Representam o setor durante o MICBR 2023 15 empreendedores criativos que se enquadram como:
responsáveis pela criação e/ou desenvolvimento de conteúdo ou formatos, lineares ou não, interativos ou não, para qualquer plataforma fixa ou móvel (TVs, computadores, celulares, tablets, redes sociais e consoles), abrangendo todas as etapas do processo compreendidas entre a criação e a entrega (delivery), publicitário ou não publicitário.
Veja a lista de empreendedores do setor de jogos eletrônicos que você vai encontrar na terceira edição do MICBR:
Selecionado
Danilo Sande Santos – Exatamente Soluções Educacionais- ul
Fabio Rodrigues Brasil – Santa Clara Design Studio – Sudeste
Fernando Sydenstricker Costa – Maned Wolf Games Desenvolvimento De Software Ltda – Sudeste
Flávio Henrique Pampolha Furtado – Parampará – Norte
Gabriel Andrade de Souza – Mad Pixel Studios – Centro-Oeste
Gustavo Arcanjo Silva – Fira Soft Desenvolvimento De Softwares Ltda ME- Centro-Oeste
Heglaé Malheiros Maia – Kawaii Games – Sudeste
José Augusto Marcelino de Araújo Filho – Mystimor Studio – Sudeste
Leonardo Carvalho Zamprogno – Mobo Games- Sudeste
Nadja Woczikosky Marin –Game Huni Kuin: Beya Xinã Bena – Sudeste
Rafael Alessi Martins Bonilha- Néctar Digital Ltda. ME- Sul
Rafael Fernandes Dias – Maniva Studio – Norte
Renata Cristina Freire- Coletivo Mulheres em Série- Sudeste
Tábata Cleópatra da Silva Negreiros Diniz- Digicom- Nordeste
Taís Rocha Ribeiro- Aimo Tech- Nordeste
Programação voltada ao setor de jogos eletrônicos
Dia 9
14h Painel Multidisciplinaridade na Construção de um Jogo
11h15 Painel Além do Jogo: O Mercado de Games como Negócio e Cultura
Dia 10
11h15 Painel Como Financiar o Desenvolvimento do seu Jogo
14h Painel Conheça a Cadeia de Games e Aprimore seu Negócio
15h30 Painel Caminhos Possíveis: Trajetórias Inspiradoras dos Jogos com a identidade do Brasil
Serviço
3º Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)
Quando: 08 a 12 de novembro de 2023
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia- Av. Dr. Freitas, s/n – Marco – Belém (PA)
Aberto ao público e com entrada gratuita.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.