Jeniffer Queiroz e Naian Lima conquistam medalhas no Jeb’s 2023
7 de novembro de 20234ª edição do torneio ‘Taça Vôlei é Vida’ reúne atletas do Amazonas e Roraima
7 de novembro de 2023A Galeria de Arte da Ufam (Gau), vinculada à Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) está com a mostra “Sonhos Urbanos” em exposição até o dia 24 de novembro. “Sonhos Urbanos” nasceu da iniciativa do coletivo “Artinova”, composto por novos talentos da cena artística de Manaus, que buscam criar um espaço para artistas em ascensão da cidade. Acesse a galeria de fotos da exposição!
A exposição foi concebida com o intuito de oferecer uma plataforma para os artistas manauaras da nova geração, expressarem suas visões e sonhos por meio da arte, que de forma brilhante foi apresentado por Le Smile, Nathalia Sobrinho, Iza, Luckily Unlucky e Juse Arte.
O nome “Sonhos Urbanos” reflete a inspiração por trás da exposição, onde cada artista do coletivo interpretou o conceito de sonhos em um contexto urbano de forma única e pessoal. As obras foram criadas a partir da perspectiva individual de cada artista, resultando em uma exposição diversificada e cativante.
Os artistas
Le Smile (@lesmileart) concebeu a obra “Produção de Sonhos” com a intenção de apresentar com ludicidade, o local onde a artista produz pensamentos, sonhos, devaneios e ideias. Emaranhado com tentativas de produzir sonhos.
Nathalia Sobrinho (@natyzinhaprupru) em suas obras “Mundo dos Sonhos” e “Sonhador” mostra como a criação e o criador do mundo dos sonhos são complementares. É o escape da realidade para um lugar de fantasia onde o conforto e o medo das responsabilidades do mundo real espreitam. Os elementos infantis juntos do terror e cores fortes, criam a estética dream Core, uma sensação de nostalgia e desconforto que apenas os sonhos podem trazer.
Iza (@izabllee), por sua vez, revela em sua obra “Pesadelo Urbano” a expressão de revolta e protesto diante das chamas que consomem nossa região. Essas queimadas não são apenas um problema ambiental, mas também uma ameaça urbana, pois a fumaça penetra nas fronteiras da capital até nossas casas.
“Como artista, percebo a arte como um veículo poderoso para abordar essa questão. Uma voz que clama por mudança e conscientização. Minha obra é um eco visual desse pesadelo. Um lembrete vívido da urgência de proteger nosso ambiente e nossa comunidade”, enfatiza a artista Iza.
Para LuckilyUnlucky Art (@luckilyunlucky_art), chama a atenção sobre se manter positivo mesmo quando a situação não parece favorável. Muita gente não gosta da chuva pelos diversos contratempos que elas podem causar, mas isso não parece afetar a personagem retratada que aparenta estar feliz e vibrante. Às vezes nem o mais cinzento mundo apaga a luz que vem de dentro.
Juse Arte (@juse_arte), por outro lado, faz um auto retrato representando os sonhos de um jovem artista e os obstáculos da vida urbana manauara. O fôlego se acaba e a fumaça consome o que lhe resta, enquanto a natureza sutilmente tenta resgatá-lo.
Este projeto foi contemplado no Edital n° 005/2022 – Concurso – Prêmio Manaus 2022 – Thiago de Mello, Novos Talentos, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o que demonstra o reconhecimento da importância deste trabalho para o cenário cultural de Manaus.
Ficha Técnica
Exposição: Sonhos Urbanos| Coletivo Artístico: Artinova| Artistas: Isabelle Chagas- IZA, Enzo Levi- Le Smile, José- Juse Arte, Ana- Luckilyynlucky Art, Nathalia Sobrinho| Fotos: Rosiel Mendonça| Apoio: Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas-FAARTES/UFAM e Galeria de Arte da UFAM- GAU
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.