Últimos dias: Festival Bar em Bar vai até o dia 12
8 de novembro de 2023Multiartista santareno participará de três eventos nacionais em novembro
8 de novembro de 2023A cidade de Manaus está prestes a receber um evento cultural de grande relevância para a educação e a promoção da música orquestral brasileira. O projeto “ArteGrave em Prelúdio por Timóteo Esteves” está marcado para acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, às 14h e 15h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos, zona Sul de Manaus.
O evento tem produção técnica e organização da Tearte Produções Musicais e é uma iniciativa que visa levar a cultura e a música clássica para dentro das escolas públicas, construindo uma plateia ávida por conhecimento e contribuindo para a Redução das Desigualdades. Timóteo Esteves, idealizador do projeto, compositor e editor de partituras, destaca a importância do evento. “Para mim, isso marca um momento gigantesco em minha jornada como compositor aqui no Amazonas. Estamos levando a cultura para dentro das escolas, oferecendo concertos gratuitos e atividades culturais acessíveis a todos. Isso é mais do que um projeto, é uma missão e um sonho que estamos realizando juntos”, explica.
O projeto foi contemplado pelo edital n° 007/2022 do Concurso Prêmio Manaus 2022 Thiago de Melo, destinado a artistas e profissionais da cultura. Além de Timóteo Esteves, participam do projeto os artistas convidados: Elis Green, violinista; Thiago Barbosa e Gustavo Garcez, violoncelistas.
Objetivos e Impacto Social
O “ArteGrave em Prelúdio por Timóteo Esteves” tem por objetivo cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. Destacamos os seguintes ODS que o projeto contribui:
ODS 4 – Educação de Qualidade: Proporcionando experiências culturais enriquecedoras para os alunos da rede pública e ofertando a Oficina de Música Criativa para estimular o aprendizado musical.
ODS 10 – Redução das Desigualdades: Oferecendo concertos gratuitos e atividades culturais acessíveis à população, contribuindo para a democratização do acesso à cultura.
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Valorizando a cultura regional da Amazônia e contribuindo para o fortalecimento das comunidades locais ao destacar a importância das raízes indígenas e negras na música orquestral brasileira.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promovendo a cultura e a música de forma inclusiva e educativa, contribuindo para uma sociedade mais pacífica e justa.
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: Envolvendo parcerias com instituições públicas e privadas, demonstrando a importância da colaboração e do apoio para a realização desse projeto de impacto.
Serviço
O quê: ‘ArteGrave em Prelúdio por Timóteo Esteves’, com convidados Elis Green (violino), Thiago Barbosa e Gustavo Garcêz (violoncelos).
Quando: 8 e 9 de novembro, às 14h e 15h.
Onde: No Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos, zona Sul de Manaus.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.