Nilton Lins promove eventos inéditos nesta quinta-feira (16)
16 de novembro de 2023Oficina de Produção Audiovisual do Museu Amazônico realiza mostra ‘OPA! MOSTRA DE CURTAS’
16 de novembro de 2023A Ufam alcançou a 55ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF 2023). A Universidade subiu cinco lugares em relação à última avaliação divulgada (2019). A publicação é feita todos os anos utilizando dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião considerando o Ensino, a Pesquisa, o Mercado, a Internacionalização e a Inovação em 203 instituições de ensino superior ativas no Brasil. O levantamento foi divulgado na sexta-feira, 12 de novembro.
De acordo com o comparativo, na área do ensino, a Ufam ocupa a 72ª colocação, já na pesquisa, obteve a 61ª, enquanto que em Mercado, Inovação e Internacionalização, ela está respectivamente nas 50ª, 75ª e 77ª posições, tendo em conta as 203 universidades participantes. Confira o Ranking Universitário Folha: https://ruf.folha.uol.com.br/2023/ranking-de-universidades/principal/
De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, os dados servem de base para melhorias na área da educação superior brasileira.
“Isso é fruto do esforço coletivo de toda a comunidade, dos nossos professores, TAEs [técnico-administrativos em educação] e discentes que, em que pese o cenário que enfrentamos recentemente, trabalharam arduamente para que a nossa graduação, a nossa pós-graduação, a pesquisa e a extensão e a internacionalização fossem mantidas niveladas na Instituição. Então, quando somos avaliados externamente, isso é motivo de orgulho para nós e também é um desafio que se coloca para que cada vez mais a gente possa avançar não somente nesse ranking, mas em outros também, para que possamos melhorar em todos os nossos indicadores. Então, essa somatória de esforços fez com que a gente estivesse nessa posição no ranking e continuamos trabalhando para que possamos avançar ainda mais”, destacou o reitor Sylvio Puga.
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, a melhoria no desempenho da Instituição no RUF 2023 é resultado de vários fatores, entre eles, a qualidade do corpo docente da Universidade.
“A Ufam, como uma universidade pública federal, ao despontar no cenário nacional e internacional, mostra a qualidade no ensino de graduação e de pós-graduação stricto sensu, com corpo docente altamente qualificado e comprometido com a sociedade e sua qualidade de vida, articulando ensino, pesquisa e extensão, preparando estudantes para ingressar no mundo de trabalho com diferenciais para empregabilidade”, expôs.
Vale ressaltar que a Universidade Federal do Pará (UFPA) ficou com a seguinte posição geral: 29°. Nos quesitos ensino, ficou com a 40ª colocação, já na pesquisa, obteve a colocação de 38°, nos itens Mercado, Inovação e Internacionalização, ela está respectivamnte com 25°, 6° e 53°.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica: tudo sobre educação, política, sociedade, inovação, tecnologia, política, técnicas e linguagens artísticas.