Sesc Amazonas abre inscrições para a 1ª Copa Sesc de Jiu-Jitsu
23 de novembro de 2023Sesc inaugura Casa de Artes Cênicas em Belém
24 de novembro de 2023A Prefeitura de Manaus realiza, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a 2ª edição do Festival Literário de Manaus (Flim), de segunda a quarta-feira, 27, 28 e 29/11, e amplia eventos literomusicais ao público leitor para espaços de teatro, biblioteca municipal e praça pública.
O Flim 2023 tem como tema “Literatura da nossa Gente”, e as atividades acontecerão, das 9h às 21h, no teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube). Ainda assim, na biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista e na praça do Congresso, no Centro. Além disso, o evento vai contar com a presença de autores locais, regionais e nacionais, que irão ministrar palestras, integrar mesas-redondas e participar de outras atividades artísticas literomusicais.
O presidente do Concultura, Neilo Batista, explica que a proposta de realizar o Flim tem o objetivo de ampliar o segmento literário na cidade, e assim propiciar à população o acesso a esse direito fundamental do cidadão.
“Disponibilizaremos espaços de trocas entre autores e leitores, inserindo Manaus no seleto calendário de eventos literários nacionais, com vistas a promover a divulgação da cidade e fomentar a cultura e o turismo”, assegurou, ao anunciar a presença de um imortal da Academia Brasileira de Letras, o escritor romancista e contista Antônio Torres, mais dois palestrantes nacionais e 25 escritores locais.
O vice-presidente do Concultura, professor Carlos Guedelha, coordenador do evento, conta que o tema “Literatura da nossa Gente” é rico e diversificado e reflete a identidade e as experiências culturais do povo amazonense, especialmente da gente manauara. Segundo ele, “o tema possibilita a reflexão e o debate sobre uma literatura que traduz as nossas vivências, valores, anseios e desafios. Além disso, a ficção e a poesia presentes nessa literatura são uma maneira de preservar a memória coletiva e transmitir valores culturais a novas gerações”.
Convidados
Para o festival, participaram três palestrantes nacionais, que farão as conferências de abertura e de encerramento, e participarão de mesas temáticas, além de outras atividades. Para as demais atividades, participarão 25 convidados locais, totalizando 28 palestrantes. Nas apresentações multiculturais, serão seis performances artísticas.
Durante o período do evento, serão convidados editoras, sebos e livrarias a comercializarem seus acervos para o público participante.
Programação
O credenciamento dos participantes ocorrerá no dia 27/11, a partir das 17h30, no teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube).
A abertura do Flim será no dia 27/11, às 18h, no Gebes Medeiros, com a palestra de abertura “O Direito à Literatura”. A palestra será ministrada pela escritora e pesquisadora Cássia Nascimento. A partir das 19h, haverá o show literomusical de abertura. Denominado de “Entre a biblioteca e a praça”, o show acontecerá na praça do Congresso, em frente à biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista.
Nos dias 28 e 29, haverá uma intensa programação literária das 9h às 18h no Gebes Medeiros e, das 19 às 21h, na praça do Congresso, em frente à biblioteca.
Nos três dias de evento, participação representantes dos mais diversos gêneros da literatura, escritores que estarão em diálogo direto com os leitores. Dessa forma, tratando, entre outros temas, da tradição poética e ficcional no Amazonas. Além disso, o papel social do escritor, literatura e ancestralidade; literatura infantojuvenil no Amazonas e a mulher na literatura do Amazonas.
Entre os escritores convidados, com presença confirmada, estão Elson Farias, Celdo Braga, Zemaria Pinto, Aldisio Filgueiras, Márcio Souza, Rita Alencar e Silva e Wilson Nogueira. Os convidados nacionais são os escritores Ernani Terra, Antônio Torres e Marina Miranda.
Fotos – Arquivo/Semcom
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.