A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Policlínica Codajás, entregou, nesta sexta-feira (24/11), cerca de 40 equipamentos, como cadeiras de rodas e de banho, para Pessoas com Deficiência (PCDs). A iniciativa visa reduzir o tempo de espera dos pacientes que procuram por esses equipamentos no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).
O CER IV recebe recursos do Governo Federal para atender pessoas com deficiência. Até 2019, mais de 3.000 pessoas aguardavam na fila por equipamentos, como cadeiras de rodas, órteses e próteses. Com o apoio do Governo do Estado, foi feito um planejamento para reduzir essa espera ao longo dos últimos anos e agora comemora a diminuição, que chega a sete dias no caso de cadeiras de rodas e de banho, por exemplo.
Ezequiel Siqueira, de 14 anos, foi um dos jovens contemplados com um carrinho especial, entregue ao pai Alex Siqueira, que contou sobre a satisfação do recebimento do equipamento, para melhoria de vida da família.
“Nosso menino recebeu há uns anos, uma cadeira e está já estava em péssimo estado pelos anos de uso, foi quando nossa neurologista recomendou virmos aqui e em pouco tempo estamos recebendo a cadeira. O sentimento é de gratidão e também de liberdade, pois vamos poder passear, levar ele ao médico com mais comodidade, bem como tirar ele mais da cama”, afirmou o pai.
Semanalmente, uma média de 36 usuários solicitam equipamentos que auxiliam a locomoção, próteses e órteses. Destes, os que solicitam andador, bengala, muleta, cadeiras de rodas e banho são agendadas para as entregas conforme cronograma que vem ocorrendo quinzenalmente por equipe multiprofissional qualificada.

Policlínica Codajás realiza entrega de mais equipamentos destinados à Pessoa com Deficiência. Foto: Islânia Lima
Além disso, cadeiras especiais também estão disponíveis e vêm sendo agendadas às quintas e sextas-feiras para entrega individualizada devido à necessidade de ajustes e adequações.
A fisioterapeuta e coordenadora do CER, Adriana Azevedo, explica que uma das maiores dificuldades enfrentadas é o contato telefônico.
“Muitos trocam de telefone, perdem o contato ou são roubados e não recuperam o número, então isso dificulta nosso contato, para podermos agendar a entrega. Se de repente tiver algum usuário que ainda não recebeu o equipamento, com demora acima de 30 dias, aconselhamos comparecer na coordenação do CER para verificarmos a posição do seu processo”, pontuou a fisioterapeuta.
Treinamentos
No mês de outubro, a SES e Policlínica Codajás realizaram um treinamento de qualificação aos profissionais da rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, para prescrição de cadeiras de rodas e banho, com o intuito de descentralizar e qualificar serviços para prescrição adequada. Em breve, outros CER também poderão cadastrar na fila única do estado pacientes que necessitam de cadeiras de rodas.

Policlínica Codajás realiza entrega de mais 40 equipamentos destinados à Pessoa com Deficiência. Foto: Islânia Lima
O diretor geral da Policlínica Codajás, fisioterapeuta Ráiner Figueiredo destaca que o momento é de comemoração e de continuação com metas positivas na saúde.
“Ver que conseguimos alcançar esse feito é muito especial e todo trabalho é um esforço conjunto do Governo Federal, Governo do Amazonas, Saúde e equipe da unidade, que foram fundamentais. Com mais rapidez, agora nossos usuários têm a oportunidade de receber um equipamento de qualidade, confortável e que com certeza melhora a vida não somente da pessoa com deficiência, mas de toda família”, finalizou.
Novas solicitações
Para novas solicitações de equipamentos para PCD, o usuário do Sus pode procurar a recepção do CER, na Policlínica Codajás, localizada na Av. Codajás, n.º 26, bairro Cachoeirinha, munidos de avaliação conforme as normas do Ministério da Saúde, levando os seguintes documentos do paciente e do responsável (cópia e original), RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e Solicitação médica com CID conforme tabela SUS (SIGTAP).
Fotos: Islania Lima / SES-AM
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply