Casa das artes recebe a exposição Rosa Graffiti, no sábado (02/03)
27 de fevereiro de 2024Da Baixa Bar será palco da gravação do audiovisual do cantor P. A. Chaves
28 de fevereiro de 2024As Artes Cênicas chegam a praças, parques e espaços alternativos de Manaus, com a circulação do espetáculo ‘As Cores da América Latina’. Artistas vão fazer curtas apresentações e interagir com pessoas que estiverem nos locais, no período de 28 de fevereiro a 2 de março de 2024. A ação visa levar a arte a novos públicos gratuitamente.
A circulação tem classificação livre e passará pela Fundação Doutor Thomas, Parque Ponte dos Bilhares, Praça do Manoa, CSU do Parque 10 e Praça do Leme (Compensa).
As apresentações são realizadas pela Panorando Cia e Produtora, que assina o espetáculo ‘As Cores da América Latina’, uma mistura de expressões artísticas, como dança e teatro. O diretor da Panorando, Fábio Moura, explica que a ação visa democratizar a arte e buscar novos espaços para apresentação.
“A iniciativa tem sua origem muito atrelada aos desejos da Panorando. Pensamos na circulação em espaços públicos não convencionais para alcançar novos públicos, aproximar as artes cênicas do cotidiano das pessoas que ocupam praças e parques da nossa cidade”, conta.
A ação tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), por meio da Lei Paulo Gustavo.
Confira locais e horários da Circulação:
28/02 (quarta-feira) – 15h: Fundação Doutor Thomas – Zona Centro-Sul;
29/02 (quinta-feira) – 19h: Parque Ponte dos Bilhares – Zona Centro-Sul;
1º/03 (sexta-feira) – 18h: Praça do Manoa – Zona Norte;
02/03 (sábado) – 16h: CSU do Parque 10 – Zona Centro-Sul;
02/03 (sábado) – 19h: Praça do Leme (Compensa) – Zona Oeste.
Os organizadores também preparam uma apresentação especial para os internautas, no dia 1º de março, às 20h, pelo Canal do Youtube da Panorando Cia e Produtora.
As Cores da América Latina
O espetáculo é inspirado em três manifestações culturais latino-americanas: Fiesta de la Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e Cavalo-Marinho (Brasil). Os artistas performatizam envolvendo expressões artísticas, como dança e teatro. A estética visual marca por suas cores fortes e vibrantes, e os personagens usam máscaras de Fofão – figura do tradicional Carnaval Maranhense.
A Panorando já levou o espetáculo a conceituados eventos artísticos, entre eles: 14º Festival Amazônia Encena na Rua (Porto Velho/RO), 31º Festival de Inverno de Garanhuns (Pernambuco/RE), 11º Festival Amazonas de Dança (Manaus/AM) e 17º Festival de Teatro da Amazônia (Manaus/AM).
‘As Cores da América Latina’ é um dos indicados ao 34º Prêmio Shell de Teatro, na Categoria Destaque Nacional, entre espetáculos que estrearam em 2023. Ele é o primeiro da Região Norte a receber indicação no principal prêmio das Artes Cênicas no Brasil. A cerimônia de premiação será dia 12 de março de 2024, em São Paulo.
Panorando Cia e Produtora
A Panorando Cia e Produtora foi fundada em 2016, para integrar profissionais das artes em Manaus. Em 2017, o grupo passou a atuar como produtora de eventos e de espetáculos de dança e teatro.
Fábio Moura adianta que a Panorando já conta com uma intensa agenda de apresentações para 2024.
“Além dessa programação, já está prevista uma circulação do espetáculo ‘Sodade’, em três cidades do Amazonas. Também realizaremos uma nova edição do ‘Festival 5 Minutos em Cena’ e construiremos o nosso novo espetáculo chamado “Aboio”, que se inspira na figura do Boi no Brasil”, garante.
Ficha Técnica
Direção: Fábio Moura
Assistente de Direção: Talita Menezes
Coreografia: Criação Coletiva
Intérpretes-Criadores: Ana Carolina Nunes, Benner Siqueira, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Reysson Brandão e Talita Menezes.
Visualidades e Pesquisa Musical: Talita Menezes e Fábio Moura
Confecção de Figurino: Lú de Menezes
Fotos: Hamyle Nobre
Produção e Iluminação: Fábio Moura
SERVIÇO
O que: Circulação do espetáculo ‘As Cores da América Latina’.
Data: 28 de fevereiro a 2 de março de 2024.
Local: Fundação Doutor Thomas, Parque Ponte dos Bilhares, Praça do Manoa, CSU do Parque 10 e Praça do Leme (Compensa).
Horários: alternados.
Acesso: gratuito.
Fotos: Hamyle Nobre e Fábio Moura
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.