Roda das Marcias mistura samba e boi-bumbá para comemorar Dia da Mulher
29 de fevereiro de 2024Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado
29 de fevereiro de 2024O Governo do Estado abre espaço para a arte popular e a valorização dos artistas parintinenses com o lançamento do edital do “Mural Bumbódromo 2024”. A iniciativa é uma oportunidade para que os talentos do município tenham a sua arte estampada na fachada do centro cultural, compondo o cenário da cidade, durante o 57º Festival Folclórico de Parintins. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira, 1º de março, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
Segundo o regulamento, os artistas de arte visual participantes devem ser parintinenses e será referência da marca oficial do festival folclórico deste ano.
Realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o inédito convocatório terá o resultado divulgado no dia 8 de março, no portal e nas redes sociais (@culturadoam).
O Bumbódromo de Parintins é um dos pontos turísticos que ganha evidência, principalmente, durante o festival folclórico. O centro cultural multiuso, além de sediar os grandes espetáculos dos bois Caprichoso e Garantido, possui uma fachada, cuja a nova arte deve prever a cobertura de 1.091 metros quadrados, voltada para a avenida Nações Unidas. O mural é um dos cenários mais requisitados pelos visitantes para produção de fotos e conteúdos de repercussão nacional e internacional.
Em 2023, os artistas parintinenses, Kemerson Freitas e Alziney Pereira, os “Curumiz”, foram os responsáveis por colorir a fachada do Bumbódromo com a técnica do graffiti. A arte da dupla tornou-se a marca oficial do festival.
Regras básicas
Para concorrer ao espaço privilegiado do Bumbódromo de Parintins, há alguns critérios. Na escolha da criação, serão levados em conta pela curadoria: Comunicabilidade (identidade entre o evento e seus elementos); Criatividade (inovação conceitual, técnica e aspectos estéticos); Originalidade (desvinculação das identidades existentes); Aplicabilidade (possibilidade de aplicação em diversas mídias).
Entre as orientações gerais, estão a fidelização das cores oficiais dos bois Caprichoso e Garantido e a utilização de elementos em plano geral. Para mais informações, o edital estará disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), bem como o formulário de inscrição.
FOTOS: Divulgação (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.