Diário Contemporâneo divulga premiados e selecionados da 13ª edição
11 de março de 2024Tacacá na Bossa retorna com força total ao Largo de São Sebastião
11 de março de 2024O Instituto Regatão Amazônia promove neste sábado (16/03), a primeira exibição do seu CineClube, projeto selecionado no Edital de Fomento ao Audiovisual – Cinema de Rua ou Cinema Itinerante e Cineclubes da Lei Paulo Gustavo. Com a mediação de Marlena Soares e Zek Nascimento, serão apresentados dois filmes autorais que abordam temáticas sobre as riquezas culturais e tradições do território Borari: “Histórias da Turma da Beira” (2021) e “Salve o Nosso Tapajós” (2023). O evento começa às 19h, com entrada gratuita na sede do grupo Suraras do Tapajós, no centro de Alter do Chão, em Santarém (PA).
“Cineclubes são espaços democráticos que promovem educação e contribuem para a formação de público nessa arte. E promover acesso aos produtos audiovisuais dos nossos fazedores é essencial para nós. Após a exibição dos filmes, será formada uma grande roda de troca de saberes para que os convidados apresentem seus trabalhos, suas percepções sobre o potencial cultural e turístico, além de trazer também as suas angústias e sugestões para amplificar a nossa bioeconomia criativa”, destaca Marlena Soares, Presidente do Instituto Regatão Amazônia.
Esse será o primeiro evento do Regatão Amazônia em que são apresentados os projetos de 2024: o CineClube Regatão, o Barco Regatão e o Cine Itinerante. Todos com o objetivo de ampliar e promover um diálogo sobre como fortalecer a rede de fazedores culturais e impulsionar ações e projetos na região.
“Em Alter do Chão temos aproximadamente 150 agentes culturais cadastrados no Mapa Cultural do Pará, o objetivo deste evento é abrir um espaço de escuta e diálogo entre os agentes, artistas, associações, pontos de cultura e empreendedores culturais da vila, com pessoas que tem atuação em diversas áreas”, revela Zek Nascimento, Diretor de Administração e Finanças do Instituto.
Programação:
19h – Dj Zek Picoteiro
19h30 – Apresentação do Instituto Regatão Amazônia
20h – Exibição dos filmes:
“Histórias da Turma da Beira” (2021), curta em animação (5′) https://youtu.be/LjTeMOOzlc4?si=j9QxBDyxQIMJvzeh
“Salve o Nosso Tapajós” (2023), documentário musical (30′) https://youtu.be/6LlKY6RWOqM?si=CK8BTlPyT_v-gSPH
20h40 – Roda de Saberes: Ideias para impulsionar a cultura de Alter do Chão
22h – Encerramento
Serviço:
Lançamento do CineClube Regatão
Data: 16 de março de 2024, 19h
Local: Sede do grupo Suraras do Tapajós (Travessa Frei Cristóvão, s/n, entre Rua Lauro Sodré e Rua Turiano Meira)
Entrada gratuita| Classificação Indicativa: livre para todos os públicos
Sobre o Instituto Regatão Amazônia
Fundado em março de 2023, o Instituto Regatão é um ponto de cultura itinerante baseado em Alter do Chão que nasceu com a finalidade de promover transformações sociais através do fortalecimento da identidade cultural e a proteção territorial na Amazônia. Já realizou festivais de música e feiras de bioeconomia, agora se prepara para amplificar sua atuação com formação e fomento na rede de fazedores culturais ribeirinhos na região do Baixo Amazonas.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.