Seleção para Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior do Inpa oferece 14 vagas
15 de abril de 2024UEA lança edital do mestrado em Ciências Aplicadas à Dermatologia
15 de abril de 2024A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresenta a Mostra “A Geologia e os Geólogos: da estrutura e evolução à preservação do Planeta Terra”, que permanece até o dia 29 de abril. A mostra acontece no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), situado no Piso Açaí do Manauara Shopping, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. A abertura, realizada na última terça-feira, 9/4, e contou com a presença de 10 alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Almeron Caminha.
A ação é coordenada pela Ocas do Conhecimento da Semed. Segundo o coordenador geral das Ocas, Renato Junior, a exposição tem o objetivo de celebrar o Dia Internacional do Planeta Terra, por meio do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas e da Semed.
“Esta exposição faz alusão ao Dia do Planeta Terra, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) todo dia 22 de abril. Com essa exposição queremos sensibilizar as pessoas para a preservação do nosso planeta terra e repassar conhecimentos de uma forma mais prática sobre geologia e assuntos em torno disso”, disse Renato.
A exposição é uma parceria com o Centro de Tecnologia de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O chefe do departamento de geociências da Ufam, Lucindo Fernandes, destacou que o público que prestigiar a exposição vai conhecer sobre produtos químicos que advém de minerais e de fósseis existentes no Planeta Terra que fazem parte do nosso dia a dia.
“Dentre outras coisas, essa exposição vai contar com um mapa de rochas do estado do Amazonas, uma mesa que expõe um cartaz sobre fósseis, outra mesa geral que expõe rochas e minerais e alguns produtos que advêm da utilização do elemento químico daquele mineral, exemplo, caulim, que tem no papel e a fluorita que obtém flúor e vai para a pasta de dente”, explicou Lucindo.
Uma das estudantes que prestigiou o primeiro dia da exposição foi Juliane Maciel, de 9 anos, aluna do 4º ano. Segundo ela, o primeiro contato com o mundo da geologia foi uma experiência interessante.
“Hoje tive o primeiro contato com o mundo da geologia. E para mim foi uma experiência muito especial pelo que vi, pelo que aprendi com os banners, pelos objetos que estão em exposição e por tudo que ouvi. Enfim, adorei tudo”, disse Juliane.
O evento marca a 2ª exposição de 2024 das Ocas do Conhecimento da Semed, realizada no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM).
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.