Nilton Lins lança nova programação de cursos para a comunidade em julho
15 de julho de 2024Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins está com inscrições abertas
17 de julho de 2024Nesta quarta-feira (17/07), no dia da tradicional matança do Garantido, no “Curralzinho da Baixa”, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), será lançado o livro “Um sonho Garantido”, escrito por Cleumara Monteverde, neta de Lindolfo Monte Verde, criador do Boi Garantido.
A obra possui incentivo da Lei Paulo Gustavo, Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Inegavelmente, o livro tem como proposta de acordo com a autora, evidenciar o papel da mãe de Lindolfo, Dona Alexandrina (Dona Xanda), na trajetória de vida do seu filho. Além disso, influência na concepção da criação do boizinho. Ainda assim, Cleumara relata que sua avó era uma mãe observadora, que percebeu que o filho sonhava com a criação de um boi.
“Ela o incentivou e idealizou as suas primeiras fantasias. Uma mulher a ser admirada e reconhecida por ver além”, avalia Cleumara.
Curuatá
O livro relembra do primeiro boi de Lindolfo que ele, quando curumim, usando o curuatá (invólucro de uma palmeira), colocava nas costas imitando os movimentos de boi, como as histórias que ouvia. Além disso, ela lembra que começou a escrever em 2011, mas por inúmeras questões deixou guardado.
“Com o edital, resolvi inscrever e passou. São relatos que ouvi e decidi deixar registrados para servir de fonte de pesquisa para futuras gerações”, explica.
“Um sonho Garantido” possui doze capítulos e composto de 50 páginas. Além disso, as ilustrações são de Alexandre Haidos e a revisão de Fátima Guedes. Cleumara adianta que os livros passarão por doações em dez escolas do Estado.
FOTOS: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.