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24 de setembro de 2024Com o objetivo de melhorar a experiência turística por meio da valorização da gastronomia regional, um grupo de 22 mulheres que trabalham com o turismo de base comunitária da região do baixo Rio Negro, no interior do Amazonas, receberam uma capacitação em gastronomia. A saber, a ação é da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton SE. Além disso, a atividade ocorreu entre os dias 19 e 22 de agosto na comunidade Tumbira.
Durante quatro dias, as participantes receberam aulas teóricas sobre segurança dos alimentos e reconhecimento de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), bem como, aulas práticas sobre técnicas de preparo com ingredientes regionais, utilização de PANCs e preparação de cardápios diversificados que atendam clientes com restrições alimentares (como intolerância à lactose) e opções vegetarianas e veganas. Desse modo, o curso aliou práticas sustentáveis e a valorização da gastronomia regional.
Entre os pratos ensinados pela chef, estão opções de entradas, como o Harumaki caboquinho (uma re-leitura do x-caboquinho), Kibe de arroz com recheio de picadinho de PVT (Proteína Vegetal Texturizada); Arroz com Cariru; e Salada grelhada com PANC’s. As opções para pratos principais foram: lasanha de berinjela, almôndegas de PVT, moqueca de banana-da-terra; e lasanha de tambaqui. Para finalizar, foram ensinadas as sobremesas: palha amazônica (releitura do doce “palha italiana”), bolo de capim-santo; brigadeiro de banana; e compota de mamão.
As aulas foram conduzidas pela renomada chef Débora Valente, que atua como consultora e coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Santa Teresa. Débora, que coleciona prêmios e, embaixadora da gastronomia brasileira, defende a alimentação saudável e o movimento Slow Food, de valorização da conexão entre alimentação e a saúde das pessoas e do planeta. Segundo a chef, a gastronomia é um elemento importante para a cadeia do turismo.
Ainda assim, durante a capacitação, as participantes receberam a visita da influenciadora digital e dançarina, Isabelle Nogueira, que foi a comunidade conhecer os projetos implementados pela FAS. Isabelle, que se destaca pela sua atuação na defesa da Amazônia e sua cultura, conversou com as alunas e acompanhou algumas das atividades desenvolvidas.
Qualificação
Uma das participantes da capacitação foi a empreendedora Adriana Brito de Mendonça, administradora de uma pousada no Lago do Acajatuba, no município de Iranduba. Ela, que já participa de outras iniciativas de empreendedorismo da FAS voltadas para o turismo, afirma que a experiência vai enriquecer os serviços já oferecidos em sua pousada.
“Os conhecimentos que adquiri vão contribuir não só para a minha trajetória pessoal, mas também para a comunidade, pois abriu um leque de opções da culinária local e regional, nos ensinando a aproveitar melhor os recursos amazônicos. Isso vai de encontro à experiência que queremos proporcionar aos turistas, que é uma experiência amazônica e ribeirinha”, destacou Adriana.
Parceria
A FAS e o grupo LVMH, responsável pelas marcas Louis Vuitton, Hennessy e Moët et Chandon, têm uma parceria firmada desde 2023. O projeto “Uma parceria pela conservação da Amazônia: uma Aliança entre Natureza e Criatividade” tem investimento de 1 milhão de euros e previsão de duração de dois anos, com o objetivo de combater a desmatamento, promovendo o equilíbrio da proteção ambiental com um desenvolvimento sustentável que respeite os contextos culturais locais da Amazônia.
Uma das vertentes do projeto é a aprimoração do turismo de base comunitária no Amazonas, com foco nos empreendimentos de turismo do baixo Rio Negro, apoiados pela FAS. Segundo Wildney Mourão, gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia da FAS, a parceria qualifica a cadeia de turismo da região.
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Além disso, a missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.