Outubro Rosa: Lar das Marias e Shopping Ponta Negra promovem campanha solidária até o fim do mês
18 de outubro de 2024Festival Nema 2024 traz Toni Garrido e Maneva em Show Repleto de Sucessos
18 de outubro de 2024O Restaurante Sabor a Mi foi escolhido como o grande vencedor da etapa estadual do concurso “O Quilo é Nosso”, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Mundo Mesa e patrocínio de Caixa, Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Rational, Pluxee e Seara. O prato vencedor, uma sofisticada Tartelette de Pirarucu, encantou o júri técnico e garantiu a vaga do restaurante na disputa nacional, que será realizada em novembro, em São Paulo.
A escolha aconteceu na tarde de terça-feira (15/10), no Laboratório de Gastronomia da FAMETRO. Inegavelmente, um júri, composto por renomados professores de gastronomia da instituição, avaliou os pratos. O Sabor a Mi se destacou com sua criação, que combina lombo de pirarucu grelhado, queijo coalho e purê de batata. Além disso, clara em neve e um pesto de jambu com castanha-do-Brasil, mostrando a riqueza dos sabores regionais.
“Quando fomos convidados para participar do O Quilo É Nosso, fizemos um estudo do que seria nosso prato”, comentou Luciana Felicori, chef e restaurateur do Sabor a Mi. “Eu gosto muito da gastronomia francesa. Por isso, bolamos a tartelette, que é uma massa com diferentes camadas e, aqui, usamos o pirarucu, que é um dos produtos mais icônicos da nossa região, junto a ingredientes locais como o queijo coalho e o jambu”, completou.
Com o tema “É Comer, Gostar e Votar!”, o evento, que celebra a tradição dos restaurantes self-service e destaca talentos regionais, reuniu seis participantes amazonenses, todos associados à Abrasel, com três finalistas de destaque: Amazon Grill com o Filé de pirarucu ao molho vinagrete com alcaparras, Caboclo Culinária Amazônica com o Pirarucu do Caboclo Pávulo e o vencedor Sabor a Mi.
O presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, celebrou o sucesso do concurso, ressaltando a importância da competição para o setor de alimentação fora do lar.
“O Quilo é Nosso não é apenas uma competição, mas uma vitrine para a rica gastronomia do nosso estado. A expectativa é alta, e quem sabe, mais uma vez, poderemos celebrar um restaurante amazonense como campeão nacional. Isso fortalece não só os negócios, mas também a cultura culinária única que temos aqui”, enfatizou.
Na grande final, os melhores restaurantes irão competir entre si pelo título de “Melhor restaurante a quilo do Brasil”, com resultado em novembro, durante o evento Mesa ao Vivo São Paulo, promovido pela Prazeres da Mesa.
Para mais informações, acesse o site oficial do concurso: www.oquiloenosso.com.br
Serviço:
Informações: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Caixa, Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Rational, Pluxee e Seara.
Parceria: Prazeres da Mesa
Apoio Local: Manauscult e Prefeitura de Manaus
Realização: Abrasel
Fotos: Ekco Produções
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.