Atividade física regular ajuda a prevenir e controlar diabetes
11 de novembro de 2024Orquestra de Violões e Liceu Claudio Santoro apresentam espetáculo inédito ‘The Jazz’, no Teatro Amazonas
12 de novembro de 2024Parece longe ainda, mas o Pátio Gourmet já começa a se preparar para oferecer os melhores produtos do mercado na Páscoa. Em uma preparação intensa, as equipes da unidade, em Manaus, passaram cinco dias aperfeiçoando técnicas, com o renomado chef chocolateiro Abner Ivan, de São Paulo, especialista e referência em chocolateria moderna.
Durante o treinamento, os profissionais aprenderam fundamentos de chocolateria e técnicas de drageado, utilizando chocolates belgas, suíços e franceses do Grupo Barry Callebaut. Castanhas e sementes regionais foram incorporadas para dar um toque brasileiro exclusivo às produções.
“O Pátio Gourmet trabalha com chocolate nobre, como a indústria chama,” explicou o chef Abner Ivan.
Ele destaca que a rede utiliza chocolates puros, com manteiga de cacau, sem tanta gordura vegetal e hidrogenada.
“A temperatura e a umidade são grandes desafios na região”, pontuou Abner, citando as dificuldades de se trabalhar com chocolate puro em Manaus, onde o clima úmido exige cuidados especiais.
Para garantir a qualidade ideal, a equipe precisou ajustar a umidade da sala para níveis entre 50% e 60% e controlar a temperatura entre 18°C e 21°C. Além disso, esses ajustes permitem que o chocolate passe pelo processo correto de pré-cristalização, conhecido como temperagem, essencial para obter brilho, textura e a “quebra” perfeita do chocolate ao morder. “São coisas que o profissional precisa conhecer”, destacou o chef.
Grandes apostas
As novas criações do Pátio Gourmet vão incluir ingredientes regionais, que adicionam brasilidade e autenticidade aos produtos. Para o chef pâtissier Lucas Pyetro, responsável pela confeitaria da marca, as combinações estão de acordo com o paladar amazonense.
Em 2025, disse ele, o Pátio Gourmet planeja uma Páscoa inesquecível, celebrando seus 10 anos de história e valorizando a cultura amazonense.
“Além de trazer produtos de alta qualidade, vamos lançar novidades que aguçam a memória afetiva”, antecipou Lucas Pyetro.
Os preparativos começaram em junho, com a definição dos produtos e chocolates. Em setembro, também foi definido os volumes de chocolate a serem utilizados durante todo o próximo ano. Além disso, a produção começa em janeiro, para garantir que tudo esteja pronto a tempo.
“Esse planejamento permite que o Pátio Gourmet saia na frente, com vitrines bem elaboradas e as novidades, que são nosso carro-chefe”, destacou Lucas.
Trajetória do chef Abner
Com mais de 20 anos trabalhando com chocolate, o chef Abner Ivan iniciou sua carreira em uma padaria e logo se apaixonou pela confeitaria. Em 2012, participou da EUROPAIN, a maior feira de panificação e confeitaria de Paris. Em 2014, ficou entre os finalistas da Feira Internacional de Chocolate de Óbidos, em Portugal, conquistando o 1º lugar. No mesmo ano, foi um dos 5 finalistas do World Chocolate Masters Brasil.
Abner é um dos criadores do Parque Mundo de Chocolate, o primeiro parque de esculturas de chocolate da América Latina. Ainda assim, em 2015, venceu a seletiva brasileira para a Copa Maya, realizada no México, e, no início de 2016, representou o Brasil na Sigep em Rimini, Itália.
FOTOS: Rafael Seixas
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.