ASPROC lança livro de receitas com pirarucu do Gosto da Amazônia
19 de dezembro de 2024Nacer realiza ‘live shop’nesta sexta para arrecadar recursos para seus projetos em Manaus
19 de dezembro de 2024Com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Centro de Ensino Literatus tem realizado uma série de ações educativas. A iniciativa da instituição faz parte da mobilização nacional em prol do Dezembro Vermelho.
“Além de combater o estigma associado à condição, as ações têm o intuito de trazer informações sobre métodos de prevenção, onde buscar assistência e a importância do diagnóstico precoce”, informou a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha. Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a campanha Dezembro Vermelho já faz parte do calendário da instituição.
A programação do Literatus inclui sensibilização por meio de palestras e distribuição de informativos e preservativos para a população em geral. Neste ano, a instituição realizou uma ação educativa com estudantes do curso Técnico em Enfermagem em uma das avenidas mais movimentadas da capital amazonense, a avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul.
De acordo com dados do painel epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o Amazonas registrou uma redução de 6,6% nos casos de HIV nos primeiros 11 meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a novembro deste ano, o estado contabilizou 2.370 novos casos do vírus, enquanto que no mesmo período do ano anterior foram contabilizados 2.539 casos.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.