Ingressar no mercado de trabalho sem experiência profissional é um desafio para muitos jovens. Para auxiliar nessa jornada, o programa Melhor Aprendiz, do Centro de Ensino Literatus, se destaca ao oferecer oportunidades para estudantes que buscam a primeira experiência formal de trabalho. Com forte atuação na inserção profissional, o programa capacita jovens e os conecta a empresas parceiras que necessitam de novos talentos.
Além dos requisitos formais estabelecidos pela legislação, como idade entre 14 e 24 anos (sem limite para pessoas com deficiência) e estar matriculado no Ensino Médio caso não tenha concluído, as empresas buscam aprendizes com características específicas. Segundo a coordenadora pedagógica da aprendizagem da Literatus, Ana Cláudia Ferreira, os jovens mais procurados pelo mercado são aqueles comprometidos e responsáveis, que tenham vontade de aprender e saibam trabalhar em equipe.
“O programa combina trabalho prático com curso de capacitação, então esperamos que o aprendiz tenha iniciativa e organização. Além disso, saber se comunicar bem e ser proativo são diferenciais que fazem a diferença na rotina de trabalho. É para quem tem comprometimento e vontade”, explica Ana Cláudia.
A carga horária do aprendiz é de 4 horas diárias, exigindo disponibilidade no turno da manhã ou da tarde. Outro critério fundamental é que o candidato não pode ter experiência profissional formal anterior.
“O programa é voltado justamente para jovens sem registro em carteira, permitindo que eles adquiram vivência no mercado de trabalho com suporte educacional”, completa.
Áreas de atuação e benefícios
O Literatus oferece vagas para aprendizes em áreas como Logística e Administrativo, setores com alta demanda no mercado. Segundo a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha, essa é uma oportunidade ideal para quem deseja iniciar a vida profissional.
“Essa é a chance perfeita para jovens entre 14 e 20 anos iniciarem sua carreira e aprenderem uma profissão”, destaca Elaine.
Além da experiência prática, os participantes do Melhor Aprendiz recebem benefícios como auxílio-transporte, vale-refeição e bolsa auxílio. Eles também contam com acompanhamento de profissionais experientes e têm a chance de integrar equipes dinâmicas e comprometidas com a educação e o desenvolvimento profissional.
O Literatus não apenas prepara os jovens para o mercado, mas também atua como agente integrador, facilitando o processo de contratação entre aprendizes e empresas parceiras.
“Dessa forma, o processo se torna mais fácil, ágil e seguro”, reforça Elaine Saldanha.
Como se candidatar
Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar seus currículos para o e-mail fic.selecao@literatus.edu.br, informando no assunto a vaga desejada.
Com essa iniciativa, o Literatus reafirma seu compromisso em qualificar e inserir jovens no mercado de trabalho, oferecendo a eles um caminho seguro e estruturado para o desenvolvimento profissional.
Fotos: Divulgação
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply