As vitaminas desempenham papéis fundamentais no organismo, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, a saúde óssea e diversas funções metabólicas. No entanto, o consumo excessivo desses micronutrientes pode trazer riscos à saúde. A nutricionista Fernanda Soares, da Clínica MBYÁ, alerta sobre os perigos da super suplementação e orienta sobre o uso adequado das vitaminas.
A profissional explica que no Brasil, o uso de suplementos vitamínicos tem crescido significativamente, impulsionado pela busca por mais saúde e disposição. No entanto, ela alerta que, para indivíduos com alimentação equilibrada, a suplementação pode ser desnecessária e até prejudicial.
Fernanda Soares explica que o reforço vitamínico deve ocorrer apenas quando há deficiência comprovada. “Se temos exposição solar regular, produzimos a vitamina D necessária. A carne fornece a vitamina B12 e frutas cítricas suprem a vitamina C”, afirma. Por isso, antes de iniciar qualquer suplementação, é essencial passar por avaliação médica e realizar exames para verificar os níveis vitamínicos.
A nutricionista esclarece, ainda, que o consumo indiscriminado de multivitamínicos pode levar à hipervitaminose, uma condição perigosa. As vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que são armazenadas no organismo, apresentam maior risco de toxicidade.
“O excesso pode causar hemorragia, anemia, neuropatias e até reações alérgicas. A vitamina K, por exemplo, interfere na coagulação sanguínea e pode comprometer a eficácia de medicamentos anticoagulantes”, pontua.
Já as vitaminas hidrossolúveis (C e do complexo B) são eliminadas mais facilmente, mas seu consumo exagerado também pode causar problemas.
“A dosagem indiscriminada de vitamina C pode provocar distúrbios gastrointestinais e formação de cálculos renais. O complexo B em doses elevadas pode causar formigamento, coceira, tontura e náuseas”, explica a nutricionista. Além disso, sintomas como pele seca, dores de cabeça, pressão alta e lesões hepáticas podem surgir em casos de hipervitaminose.
» SUPLEMENTAÇÃO SEGURA – Para evitar riscos, a suplementação deve ser feita com acompanhamento profissional.
“A melhor forma de garantir uma ingestão segura de vitaminas é por meio de uma alimentação equilibrada e exames periódicos para avaliar possíveis deficiências”, recomenda Fernanda. Seguir a dosagem prescrita por um profissional de saúde e monitorar regularmente os níveis vitamínicos são atitudes essenciais para evitar os efeitos adversos da super suplementação.
SOBRE FERNANDA SOARES
Médica especializada em nutrologia, formada pela Universidade Federal do Amazonas com especialização na mesma área pela associação brasileira de nutrologia – ABRAN. Ela é reconhecida por sua abordagem científica e humanizada na promoção da saúde e bem-estar de seus pacientes. Com atuação baseada em evidências científicas, ela diagnostica e trata doenças relacionadas à alimentação e ao metabolismo, indo além do emagrecimento para abordar deficiências nutricionais, distúrbios metabólicos e inflamações. Atualmente, atende em Manaus na Clínica MBYÁ.
SOBRE A CLÍNICA MBYÁ
Com unidades em Manaus e Rio Branco-Acre, a clínica integra um grupo com mais de 10 anos de excelência na região Norte, sob a liderança da dermatologista, Adriana Mariano. Com uma equipe especializada de dermatologistas, ginecologistas, anestesistas, nutrólogos e outros profissionais, oferece tratamentos inovadores e seguros na medicina do rejuvenescimento, sempre com protocolos personalizados que garantem resultados naturais e minimamente invasivos. Conta com mais de 20 tecnologias de última geração, tratando rugas, flacidez, gordura localizada, celulite, olheiras, qualidade da pele e saúde íntima da mulher, como incontinência urinária, ressecamento vaginal, flacidez íntima, implantes e remoção de DIU, além de protocolos para perda de peso com saúde. Aliando ciência e tecnologia, a MBYÁ promove mais saúde, mais beleza e mais qualidade de vida.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply