Nesta quinta, 20/03, o projeto Elo Feat dos Sonhos lançou o segundo single da jornada musical do projeto – uma composição autoral da artista Amanda Pacífico, de Belém do Pará, em parceria com a lendária cantora paraense Dona Onete e com Suraras do Tapajós, primeiro grupo de carimbó do Brasil composto por mulheres indígenas. A faixa “Gota Graúda” segue a série de lançamentos em parceria com os feats dos sonhos e celebra o carimbó, ritmo tradicionalmente do Pará e com influências indígenas no uso dos instrumentos – ouça aqui.
” Eu fiquei feliz com o convite para participar do projeto porque eu também ia colaborar e ia ser com uma artista que estava também subindo em sua carreira. Assim como me ajudaram lá atrás, eu precisava também retribuir. E a moça que foi escolhida, Amanda Pacífico, estava com uma música muito bonita. E deu tudo certo, graças a Deus! Eu espero que ela tenha muito sucesso”, comenta Dona Onete sobre a participação.
O Elo Feat dos Sonhos foi um sucesso de adesão, com mais de mil inscrições recebidas de 25 estados do Brasil e mais de 300 cidades. O projeto selecionou 10 artistas de diversas regiões do país, reforçando o amplo alcance da música regional brasileira e o interesse do público por sua diversidade. O segundo single a ser lançado pelo projeto é uma composição original de Amanda Pacífico e imprime a cultura e a potência paraense através do carimbó.
” Fiquei muito honrada da minha música ter sido escolhida, sabendo que houve milhares de inscrições, ao mesmo tempo carregando uma responsabilidade muito grande de representar o carimbó, um ritmo que é tão importante pra nossa cultura, ainda mais ao lado de Dona Onete e Suraras, artistas que admiro tanto”, comenta Amanda.
Nascida em Belém do Pará, a cantora Amanda Pacífico iniciou seus estudos de música no Conservatório Carlos Gomes. Em passagem por Curitiba e São Paulo, foi uma das fundadoras da banda Mulamba e integrou a Orquestra Friorenta. Em 2022, foi uma das intérpretes do álbum Onze (músicas inéditas do Adoniran Barbosa) e concorreu com o projeto ao Grammy Latino. Junto à Dona Onete, Amanda se une também a Suraras do Tapajós, grupo de carimbó de mulheres indígenas, para o lançamento de sua faixa.
“O Elo Feat dos Sonhos chega para fortalecer e divulgar a riqueza dos nossos ritmos, fortalecendo a valorização das culturas e da diversidade regional da música brasileira, sobretudo do norte, que em geral não é tão ouvida no restante do Brasil. Esse projeto com certeza impulsiona a cena musical ao conectar artistas incríveis de diferentes regiões, gêneros, gerações e trajetórias, promovendo encontros únicos e enriquecedores”, finaliza Suraras dos Tapajós.
A curadoria dos participantes foi realizada por uma comissão independente formada por Roberta Martinelli, apresentadora e radialista; Ana Paula Paulino, colunista do POPline.Biz e gerente de A&R da Warner Music Brasil; e Aíla, cantora e compositora. Também participaram da seleção Pretinho da Serrinha e Maria Gadú, diretores musicais do projeto.
A última fase do Elo Feat dos Sonhos trará, semanalmente, lançamentos das faixas dos artistas selecionados em colaborações com renomados nomes da música brasileira. Cada colaboração representa diferentes gêneros musicais e visa a celebração da diversidade e da cultura nacional.
Os lançamentos do projeto acontecem de março a maio de 2025, e contemplam diferentes gêneros e feats nacionais, sendo eles:
● Amanda Pacífico, de Belém (PA) – Carimbó com Dona Onete e Suraras do Tapajós;
● Juliano Guerra, de Canguçu (RS) – Milonga com a Filipe Catto;
● Ketlen Nascimento, de Caruari (AM) – Boi da Amazônia com os bois Caprichoso e Garantido;
● Maíra da Rosa, de Vargem Grande Paulista (SP) – Samba com Péricles;
● Meire D’Origem, de São José dos Campos (SP) – RAP de São Paulo com Rappin´Hood; ● Mestre Anderson Miguel, de Nazaré da Mata (PE) – Maracatu com Lenine;
● P0cket, de Cuiabá (MS) – Funk Carioca com Valesca Popozuda
● Walder Wolf, de Cametá (PA) – Tecnobrega do Pará com Gaby Amarantos; ● Zenaide Parteira, de Tarauacá (AC) – Forró com Geraldo Azevedo
O Elo Feat dos Sonhos é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Elo, empresa 100% brasileira de tecnologia de pagamentos, e é realizado pela Cingulado, especializada em projetos culturais e sociais. O projeto conta com o apoio de recursos incentivados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre a Elo |
Fundada em 2011, com foco em cartões de débito e crédito, e desde então ampliou sua atuação para outros negócios. Com uma plataforma tecnológica proprietária e local, que garante mais agilidade e flexibilidade para atender as necessidades dos clientes, a companhia por meio de uma rede abrangente de portadores de cartões, estabelecimentos comerciais, credenciadores e emissores para apoiar as empresas em suas demandas de pagamentos no Brasil e no mundo.
Com a missão de fomentar a inclusão de pagamentos digitais no Brasil, a Elo oferece uma variedade de produtos de pagamentos para todos os perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos, especializados e de benefícios. Com um DNA brasileiro e inovador, a Elo também oferece soluções customizadas para empresas, seja por meio das plataformas de tokenização e de prevenção a fraudes, pagamentos por aproximação via QR Code e NFC, ou de consultoria de dados especializada em gerar mais negócios para os seus parceiros.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply